quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AO SOL, À CHUVA, À NEVE - FC PORTO TODO O TERRENO!

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

Na presença dos protagonistas dos feitos gloriosos de 1987 (europeu e mundial), quis o destino que o FC Porto, revivesse esta noite,  não uma, mas duas evocações, numa espécie de dois em um, já que ao ambiente fantástico de Viena se lhe juntou o manto espesso de neve de Tóquio, para gáudio e orgulho de todos os portistas.

A neve que caiu durante todo o encontro obrigou os atletas a uma grande entrega, generosidade e coragem para  conseguir o objectivo de garantir a primeira posição do seu grupo, importante para que os Dragões sejam cabeça-de-série, no sorteios dos 16 avos-de-final.

Foi um FC Porto, todo o terreno que se apresentou em Viena. Estes atletas já tinham experimentado os relvados secos e bem tratados que o Verão proporciona, já tinham jogado nas difíceis condições do charco de Coimbra, faltava agora experimentar a neve. Pois em todos estes testes, os azuis e brancos fizeram jus à sua fibra de campeão e são a única equipa europeia que continua invicta.

Não foi, nem podia ser, um grande espectáculo de futebol, mas os atletas demonstraram a sua raça e venceram com todo o mérito, suprindo dificuldades e contrariedades. Tal como há 23 anos, o FC Porto foi o primeiro a sofrer o golo para depois dar a volta ao resultado.

Realce para o desempenho de Falcao que foi a figura do encontro com o seu «hat-trick», que o guinda à liderança da lista dos melhores marcadores da Liga Europa, com sete golos e ao sexto posto do top-ten dos goleadores portistas, na Europa, com 12 golos, igualando Pena e Deco.

5 comentários:

  1. Foi um jogo, no mínimo, estranho, este frente ao Rapid. Mas vencemos, e que jogo! Radamel Falcao foi sem dúvida o homem do jogo e guardaremos estas imagens por muito tempo. Garantimos o primeiro lugar!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Na neve de Viena como na piscina de Coimbra, o Dragão lança labaredas, deixa-nos orgulhosos e com o ego lá no alto.

    Esta equipa honrou a história e deixou os heróis de Viena, Maio de 1987 e Tóquio, Dezembro do mesmo ano, com a certeza que a marca F.C.Porto está bem, recomenda-se e tem bons continuadores.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Pode não ter tido a melodia da valsa do Danúbio Azul, de Strauss, nas teve o efeito das fanfarras das Festas d'Agonia em exibição na Praça da Republica!

    Uma equipa unida, esforçada, toda virada para chegar à vitória, que alcançou com inteiro mérito, de todos.

    ResponderEliminar
  4. Realmente não foi um jogo bonito, viu-se o FCP a tentar e a conseguir a espaços trocar a bola, que é a nossa forma de jogar esta no nosso adn ... quando muita gente apostaria no jogo directo.
    E mais uma vez fomos bravos lutamos ate ao fim e ganhamos com toda a justiça, no Pratter palco onde começamos as conquistas internacionais!!!

    um abraço

    http://www.fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns a estes bravos rapazes. São uns heróis, são os nossos heróis indubitavelmente. Faça sol, faça chuva, faça neve, eles lutam sempre para vencer. À luz do dia, em túneis escuros e escabrosos, o espírito de sacrifício, o espírito de missão estão sempre presentes.
    Viena, 27 de Maio de 1987, é uma das melhores recordações da minha vida. O jogo de ontem reforça essa maravilhosa lembrança da cidade da música e da arte.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar