quarta-feira, 5 de março de 2014

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...
















... o FC Porto foi o único clube português a ganhar por TRÊS VEZES, numa mesma época, o Campeonato nacional e uma competição europeia?



A primeira vez que o FC Porto passeou a sua superioridade e classe aquém e além fronteiras, mostrando ser possível vencer simultaneamente dentro e fora do país, aconteceu na temporada de 2002/03, com José Mourinho. Os Dragões deixaram os seus rivais a 11 pontos (Benfica) e a 27 pontos (Sporting) no Campeonato nacional, venceram a Taça de Portugal (1-0, contra o U. Leiria) e ergueram a Taça Uefa, em Sevilha, frente ao Celtic de Galsgow (3-2);










Repetiu o feito, na temporada seguinte (2003/04), ainda com José Mourinho, deixando os rivais a 8 pontos (Benfica) e a 9 pontos (Sporting). Juntaram a Supertaça Cândido de Oliveira (1-0 U. Leiria) e a Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen, frente ao AS Mónaco (3-0);












A terceira foi em 2010/11, na temporada de ouro, com André Villas-Boas, em que venceu 4 das 5 provas em que participou. Só falhou a famigerada Taça da Liga.  No Campeonato Nacional deixou os seus rivais a 21 pontos (Benfica) e a 36 pontos (Sporting). Venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro (2-0 Benfica), A Taça de Portugal (6-2 V. Guimarães) e ainda a Liga Europa, em Dublin, frente ao SC Braga (1-0).






















O Benfica conseguiu-o apenas numa única vez, em 1960/61, quando ganhou  o Campeonato e a Taça dos Campeões europeus.

1 comentário:


  1. caríssimo Rui,

    e, agora, a pergunta que se impõe é:

    será que vamos continuar a ter as bancadas do nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos despidas? será que vamos continuar a dar "trunfos" aos adversários, no nosso próprio reduto? será que vamos preterir o apoio ao nosso clube do coração, num momento peculiar como este, quando temos todas as condições para o fazer?

    (afinal, foram três questões. mas estão inter-ligadas...)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar