domingo, 4 de abril de 2021

ACREDITAR ATÉ AO FIM

 















FICHA DO JOGO




























SISTEMA TÁCTICO
























O FC Porto conseguiu amealhar mais três pontos, na recepção ao Santa Clara, vitória conseguida em cima da hora, numa demonstração de crença e confiança.

Depois de um interregno de 14 dias para satisfação das provas de selecções, em que estiveram envolvidos Diogo Costa, Diogo Leite, Fábio Vieira, Francisco Conceição e João Mário (Sub-21), Sérgio Oliveira (A), Nanú (Guiné-Bissau), Mbemba (Rep. Dem. Congo), Zaidu (Nigéria), Marko Grujic (Sérvia), Jesús Corona (México) e Mehdi Taremi (Irão), a equipa portista só conseguiu reunir todo o plantel um dia antes deste jogo.

Assim, em relação ao jogo anterior frente ao Portimonense, Nanú, Diogo Leite e Luis Díaz renderam Zaidu, Mbemba e Jesús Corona.






















Era previsível um jogo complicado frente a uma equipa muito bem organizada defensivamente e com capacidade para ir à frente com critério, a obrigar cuidados especiais.

Na primeira parte os Dragões estiveram bem na chegada ao último terço do relvado, mas falharam clamorosamente na definição, razão pela qual a bola não tenha andado perto da baliza à guarda de Marco e o resultado tenha ido para intervalo sem alteração. Um remate de meia distância de Sérgio Oliveira aos 13 minutos foi como que um Oásis num deserto dos remates portistas.

Depois do descanso o FC Porto apareceu com futebol mais objectivo e mais perigoso. Otávio lançou Taremi que na cara do guardião contrário acabou derrubado. Sérgio Oliveira abriu o activo da marca de penalty, com um remate forte para o centro da baliza, enganando Marco (49').

O mais difícil estava feito, pensava-se, mas sete minutos depois o balde de água fria. Lance aparentemente fácil de controlar, mas estranhamente mal abordado quer por Pepe como por Marchesín. Ao defesa exigia-se que fosse expedito a retirar a bola da área, ele que tinha ganhado a posição em relação ao seu adversário e ao guarda-redes que ao constatar a cerimoniosidade do colega, deveria ser bem mais rápido a desfazer o lance com segurança. Face a tanta hesitação, a bola ressaltou para Lincoln que acabou travado em falta por Diogo Leite, dentro da área. Carlos Jr. apontou o penalty e repôs a igualdade.

O FC Porto subira de produção no último terço e o perigo passou a rondar com mais frequência a baliza de Marco, mas a definição continuava a ser o calcanhar de Aquiles da equipa. Taremi desperdiçou uma boa ocasião (59') ao cabecear ao lado, com a baliza ao seu dispor. o Iraniano não estava nos seus dias, mas não foi dos primeiros a dar o seu lugar. Antes saíram Marega e Nunú, para as entradas de Fábio Vieira e Jesús Corona (66'). 

O Santa Clara foi obrigado a recuar e a não poder a aventurar-se tanto no ataque. Francisco Conceição (79'), Evanilson e Toni Martínez (85'), completaram as alterações na equipa. Sérgio Conceição queria a vitória que acabaria por lhe sorrir ao cair do pano. Corona cruzou, a bola foi rechaçada pela defesa contrária, o mexicano insistiu com novo cruzamento, agora teleguiado para a entrada fulgurante de Toni Martínez que numa rotação de cabeça anichou a bola nas malhas insulares, garantindo in-extremis uma saborosa vitória.

Sem comentários:

Enviar um comentário