quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 274













ÁLVARO PEREIRA - Goleador Nº 274

Concretizou 3 golos em 119 participações oficiais, com a camisola do FC Porto, ao longo das 3 temporadas ao seu serviço (2009/10 a 2011/12).

Álvaro Daniel Pereira Barragan, nasceu no dia 28 de Novembro de 1985, em Montevideu, Uruguai.

Tendo em conta tratar-se de um atleta internacional enquanto jogador do FC Porto, e por essa razão ter sido já objecto de destaque individual na rubrica "INTERNACIONAIS PORTISTAS", editado no dia 10 de Dezembro de 2012, onde constam as principais incidências da sua carreira até então, que poderão ser recordadas clicando aqui, vou apenas complementar informação, para não me repetir.

























Defesa lateral esquerdo, com capacidade para alinhar em zonas mais adiantadas do terreno pelo seu corredor (médio ou mesmo extremo), Álvaro Pereira foi sempre muito mais  vocacionado para colocar a bola nas melhores condições, para os seus colegas concretizarem do que procurar ele chegar ao golo.

A verdade é que ao longo das três temporadas de Dragão ao peito, apenas conseguiu marcar três golos, dois dos quais no Campeonato Nacional (Liga Sagres) e o outro na Taça de Portugal, curiosamente um golo em cada época.

O primeiro da série foi obtido no dia 21 de Fevereiro de 2010, no Estádio do Dragão, frente ao SC Braga, em jogo da 20ª jornada, com goleada portista, por 5-1. O «palito», alcunha por que era conhecido, foi o autor do 2º golo, aos 35 minutos.

Foi uma temporada bastante produtiva para o uruguaio já que foi titular indiscutível, fazendo parte de 47 convocatórias das 51 possíveis, sendo titular a tempo inteiro em 43 jogos, titular substituído em apenas 2 jogos, suplente utilizado em 1 jogo e só uma vez suplente não utilizado.

Começou a época a vencer a Supertaça Cândido Oliveira (2-0, frente ao Paços de Ferreira) e terminou-a a vencer a Taça de Portugal (2-1, frente ao Chaves).

Na época seguinte (2010/11), Álvaro Pereira voltou a ser feliz, ainda que só tenha voltado a fazer um golo. Foi no dia 11 de Dezembro de 2010, no Estádio do Dragão, frente ao Juventude de Évora, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, com goleada portista, por 4-0. Álvaro foi o autor do 3º golo, aos 69 minutos.

Foi uma época inesquecível para o «palito» como para todos os portistas. Temporada de sonho! Das 58 convocatórias possíveis, esteve em 39, alinhando como titular a tempo inteiro 37 jogos. Foi expulso frente ao Sevilha (aos 72', no Dragão), tendo sido suplente utilizado, curiosamente frente ao mesmo adversário, no jogo da 1ª mão da LE, no Sanchez Pizjúan.

Temporada coroada com as conquistas da Supertaça C.O. (2-0, ao Benfica), do Campeonato nacional (21 pontos de diferença para o 2º classificado, o Benfica), da Taça de Portugal (6-2, ao V. Guimarães) e da Liga Europa (1-0, ao Braga).

A foto que se segue, refere-se ao jogo da final da Liga Europa, disputada no Dublin Arena, na Rep. da Irlanda:


























Na última época de Dragão ao peito, voltaria a marcar o seu golito da ordem, para encerrar a sua produção. Foi no dia 12 de Fevereiro de 2012, de novo no Estádio do Dragão, frente ao União de Leiria, em jogo da 18ª jornada, em mais uma goleada por 4-0. Álvaro Pereira foi o autor do 3º golo, aos 85 minutos.

Esteve presente em 36 convocatórias de 46 possíveis, das quais 31 como titular a tempo inteiro, 2 como titular substituído, 1 como suplente utilizado e 2 como suplente não utilizado.










O final da temporada foi penoso para Álvaro Pereira, porque sem outra alternativa para sair, criou mau ambiente, provocando motivos para ser considerado «persona non grata» e ser dispensável, como era de sua vontade, acabando por sair pela «porta pequena».

O Inter de Itália ofereceu 10 milhões e o FC Porto aproveitou. Depois de uma época em nível aceitável (2012/13), acabou emprestado aos brasileiros do São Paulo (2014). Seguiram-se os Estudiantes, da Argentina (2015), os espanhóis do Getafe (2016), os paraguaios do Cerro Porteño (2016 a 2018), encontrando-se actualmente no Uruguai a defender o emblema do Nacional.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário