segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XLIV












Álvaro Pereira - Internacional E44: Vestiu a camisola da Selecção nacional do Uruguai por 45 vezes (6 pelo CRF Cluj, 35 pelo FC Porto e 4 pelo Inter de Milão). A sua estreia aconteceu em 19 de Novembro de 2008, em Saint Denis, no jogo amigável entre as selecções da França e do Uruguai, que terminou com um empate sem golos.

Enquanto atleta do FC Porto, voltaria a envergar  a camisola da selecção principal seu país, concretizando a sua 7ª internacionalização, a 17 de Agosto de 2009, em Argel, frente à Argélia, também em jogo amigável, desta vez com derrota por 1-0.

Álvaro Pereira esteve presente na fase final do Campeonato do Mundo, disputado na África do Sul, em 2010, onde só perdeu no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, para a Holanda, por 3-2 e na fase final da Copa América de 2011, realizada na Argentina, onde o Uruguai se sagrou campeão ao derrotar na final o Paraguai por 3-0.

Natural de Montevideo, capital do Uruguai, surgiu nos escalões de formação do Miramar Misiones, com 19 anos, onde se estreou em Julho de 2004. Na época seguinte (2005/06), emigrou para a Argentina para representar o Quilmes Atlético Club, onde ficou até Junho de 2007, tendo disputado cerca de 40 partidas.

Em Julho de 2007 foi contratado pelo Argentinos Juniors para jogar no Torneo Apertura dessa época, participando em todos os jogos, marcando sete golos.

As suas excelentes performances despertaram o interesse dos responsáveis romenos do CFR Cluj, por quem assinou contrato em Julho de 2008, tendo participado no campeonato nacional romeno e na primeira fase da Liga dos Campeões.

Defesa lateral esquerdo de grande mobilidade e versatilidade, capaz de dar profundidade ao futebol da equipa, quer como lateral, quer como médio, o «palito», alcunha pela qual é conhecido, foi sendo acompanhado pelo Scouting portista, que o tinha já referenciado, numa altura em que se falava insistentemente na saída do francês Cissokho. O lateral francês saiu mesmo e os responsáveis portistas não hesitaram.

Álvaro Pereira chegou ao reino azul e branco no Verão de 2009, por um valor de 4,5 milhões de euros, por 80% do passe, depois de, como em outros casos, ter sido dado como certo no Benfica. A propósito ficou célebre uma das suas primeiras declarações públicas, ao afirmar ter assinado pelo emblema portista em «quatro minutos».

No Dragão, o lateral esquerdo uruguaio foi desde o início uma peça de enorme regularidade e rigor, impondo-se rapidamente nas opções de Jesualdo Ferreira e conquistando a exigente falange azul e branca. Estreou-se oficialmente com a camisola do FC Porto, em 9 de Agosto de 2009, em Aveiro, na final da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Paços de Ferreira, com vitória portista por 2-0.

O ciclo de Álvaro Pereira pode muito bem ser dividido em duas partes: o antes e o depois da conquista da Liga Europa, em Dublin. Até aí, em duas temporadas, o lateral apresentou-se de alma e coração, mantendo um nível elevadíssimo. Raramente falhou um jogo, tornando-se num dos jogadores consensualmente indiscutíveis.

Após essa época brilhante, sob os auspícios de André Villas Boas, o flirt de outros clubes e quiçá o exemplo do seu treinador, ao abdicar da sua cadeira de sonho, depois de juras de amor eterno, transfiguraram o «palito». De ego inchado, Álvaro viu uma proposta tentadora do Chelsea (cerca de 22 milhões de euros) ser recusada pelos responsáveis portistas que contavam com ele para manterem uma equipa capaz de lutar pela CL. O apelo financeiro e o encanto da Premier League acabariam por fazer mossa, provocando uma enorme instabilidade emocional no atleta.

Álvaro ficou, contrariado mas ficou. Voltou a ser dono do lugar durante quase toda a época, apesar da presença do prometedor Alex Sandro, mas já sem o fulgor, motivação e entrega de antes, até que uma atitude deselegante em Braga o afastou das primeiras escolhas. O uruguaio foi substituído por Vítor Pereira, reagiu intempestivamente e sofreu as consequências perdendo a titularidade nas últimas jornadas. Voltou a jogar na última ronda, em Vila do Conde, naquele que viria a ser o jogo da despedida.

Vieram as férias, os compromissos com a selecção e o regresso ao FC Porto de sorriso amarelo, não escondendo a azia e a desmotivação. Continuava a querer sair e não olhava a meios. Vítor Pereira foi tentando gerir pacientemente a situação, mas um conflito do uruguaio com Kléber precipitou o seu afastamento imediato, passando a treinar à parte do plantel.

A sua saída tornara-se urgente e prioritária, mesmo que sujeita a uma desvalorização de  cerca de 12 milhões de euros, de um Verão para o outro.

Álvaro Pereira acabou por sair do FC Porto para o Inter de Milão, em Agosto de 2012, por 10 milhões de euros, sem honra nem glória.

Nas três temporadas de azul e branco vestido participou em 119 jogos, conforme quadro abaixo:









Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Liga Europa (2010/11)
2 Campeonatos Nacionais (2010/11 e 2011/12)
2 Taças de Portugal (2008/10 e 2010/11)
3 Supertaças Cândido de Oliveira (2008/09, 2009/10 e 2010/11)

























































(Continua)
Fontes: Fifa.com; Jogosaovivo.com; Transfermarket; Worlfootball e Base de dados de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário