sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 271













MACIEL - Goleador Nº 271

Concretizou 3 golos em 23 participações oficiais com a camisola do FC Porto ao longo de cerca de uma temporada ao eu serviço (parte de 2003/04 e parte 2004/05).

Maciel Lima Barbosa da Cunha, nasceu no dia 29 de Novembro de 1978, em Caxias do Sul, município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Chegou a Portugal em 2001 para representar o União de Leiria, sob a orientação técnica de José Mourinho que o expiara no Brasil, quando representava o Volta Redonda.

Esteve em Leiria duas temporadas e meia, realizando 84 jogos e apontando 29 golos.

Avançado muito rápido, quer de raciocínio como de execução, Maciel dispunha de boa técnica individual e uma grande capacidade para enganar os adversários. Primoroso nas diagonais, assistia bem os companheiros e ainda sobrava para marcar uns golos. Podia jogar como extremo ou até mais em zonas frontais, mas era na ala que se sentia como peixe na água.

Com a vinda de José Mourinho para o FC Porto, Maciel ficou com largas hipóteses de o acompanhar. Porém tal só foi possível em Janeiro de 2004, na janela de transferências de Inverno.

























A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 10 de Janeiro de 2004, no Estádio da Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, em jogo da 17ª jornada do Campeonato nacional (Super Liga), com vitória portista por 2-0. Maciel foi titular, substituído aos 80 minutos por Marco Ferreira.

Nesta sua primeira meia temporada nas Antas, o avançado brasileiro apenas integrou 22 convocatórias, uma das quais sem utilização. Foi titular a tempo inteiro 11 jogos, titular substituído em mais 9 e apenas uma vez suplente utilizado.

A sua veia goleadora não se fez notar, porque o plantel era bem servido de «matadores» e o papel de Maciel era municiar os seus colegas. Ainda assim registou o seu nome nesta lista com os tais 3 golos da sua lavra, todos para o Campeonato nacional.

O primeiro foi alcançado no dia 17 de Janeiro de 2004 (7 dias depois da sua estreia oficial), no Estádio Municipal de Braga, frente ao SC Braga, em jogo da 18ª jornada, com vitória portista por 3-0. Maciel fez o 2ª golo portista aos 21 minutos.

O segundo aconteceu no dia 7 de Fevereiro de 2004, no Estádio das Antas, frente ao União de Leiria, em jogo da 21ª jornada, com vitória portista por 2-1. Maciel, aos 33 minutos colocaria o FC Porto a vencer por 2-0.

Finalmente, o terceiro golo de Dragão ao peito, foi conseguido no dia 21 de Fevereiro de 2004, no Estádio do Dragão, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo da 23ª jornada, na vitória portista por 3-0. Maciel teve então o privilégio de inaugurar o marcador, aos 30 minutos.

A foto que se segue ilustra a última titularidade da temporada 2003/04 a que Maciel teve acesso. Jogo no Dragão, 32ª jornada (ante-penúltima), com o FC Porto já virtual campeão, para defrontar o Alverca, a quem venceria por 1-0:

























O FC Porto venceu o Campeonato e também a Liga dos Campeões, prova em que Maciel não pode participar por ter jogado pelo União de Leiria a Taça UEFA.

Mourinho acabou por sair para o Chelsea e parece que quis levar Maciel com ele, mas não foi possível.

O brasileiro ficou, mas as mudanças de treinador (primeiro Del Neri e depois Victor Fernandéz), não foram nada benéficas para o atleta. Convocado para 6 jogos, acabou por participar apenas em dois. Num foi chamado ao jogo aos 80 minutos e no outro foi substituído aos 62.

O resultado desta fraca utilização foi o seu empréstimo à equipa brasileira do Athletico Paranaense, em Janeiro de 2005.









No Brasil cumpriu 8 jogos/2 golos, regressando a Portugal para passar a representar o União de Leiria (2005/06 - 34 jogos/6 golos)), ainda por empréstimo.

Seguiu-se o Braga (2206/07 - 29 jogos/5 golos), ainda ligado ao FC Porto, para mais um regresso a Leiria (2007/08 - 13 jogos/1 golo), desta vez já desvinculado dos Dragões.

Seguiu-se um périplo por vários emblemas até encerrar a sua carreira: Xanti, da Grécia (2008/09) e regresso ao Brasil, Cabofriense e Angra dos Reis (2009), Madureira (2010), Guarany de Sobral e Macaé (2011).

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato nacional (2003/04)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário