quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 265













BALTAZAR - Goleador Nº 265

Concretizou 3 golos em 23 participações oficiais com a camisola do FC Porto, durante a temporada de 1990/91, única ao serviço do FC Porto.

Baltazar Maria de Moraes Júnior, nasceu no dia 17 de Julho de 1959 em Goiânia, Brasil.

Iniciou a sua actividade de futebolista no clube da sua terra natal, o Atlético Clube Goianiense em 1977, defendendo o seu emblema até ao ano de 1979, altura em que se transferiu para o Grémio, de Porto Alegre, onde conquistou os seus primeiros títulos, tendo sido o melhor marcador em dois anos seguidos.

A sua veia goleadora levou-o a representar o Palmeiras, o Flamengo e o Botafogo, antes de se mudar para a Europa.

Na temporada de 1985/86 veio então para Espanha, representar o Celta de Vigo, tornando-se famoso pelos seus 34 golos marcados, contribuindo decisivamente para o regresso da equipa galega ao escalão principal do futebol espanhol. A sua velocidade, facilidade de chegar a zonas de finalização e capacidade de concretização, quer com os pés como com a cabeça transformaram-no num pesadelo para as defesas adversárias.

Essa capacidade entusiasmou os responsáveis técnicos do Atlético de Madrid, clube que passou a representar a partir da época de 1988/89.

Aposta ganha já que o avançado brasileiro correspondeu de forma categórica ao que dele se esperava. Foi o melhor marcador da Liga espanhola, com 36 golos da sua lavra, marca que lhe garantiu também a bola de Bronze, prémio que distingue o terceiro melhor marcador da Europa.

Esse feito proporcionou-lhe fazer parte da selecção brasileira que conquistou a Copa América/1989, somando 7 internacionalizações e 3 golos marcados.

Na temporada seguinte foi menos influente, mas mesmo assim ainda conseguiu ser o terceiro melhor marcador da Liga com 19 golos marcados.

Em Outubro de 1990, já com a temporada iniciada, o Atlético contratou o alemão Bernd Shuster e como não podia ter mais que 3 estrangeiros no plantel, decidiu dispensar Baltazar.

Foi então que surgiu a hipótese FC Porto, apesar dos seus 31 anos de idade.

























A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 14 de Novembro de 1990, no Estádio Abel Alves de Figueiredo, em Santo Tirso, frente ao Tirsense, em jogo da jornada 12 do Campeonato nacional, com vitória portista por 2-1. Baltazar completou os 90 minutos do jogo, feito que só repetiria 4 vezes.

Das 23 participações, para além dessas 5 titularidades a tempo inteiro, foi titular substituído apenas 1 vez, suplente utilizado 17 vezes, com a particularidade de em duas delas ter entrado para depois ser substituído! Sim, aconteceu primeiro contra o Benfica, em jogo da jornada 15 do Campeonato, entrando aos 27 minutos a substituir Kiki, sendo depois substituído aos 84 minutos para a entrada de Fernando Couto. Depois aconteceu o mesmo, na jornada 30, em Chaves, entrando aos 4 minutos a substituir João Pinto e saindo aos 72 minutos para dar o lugar a Morgado. Foi suplente não utilizado por 8 vezes.

A sua estreia a marcar de Dragão ao peito aconteceu no dia 9 de Dezembro de 1990, no Estádio das Antas, frente ao Marítimo, em jogo da 16ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 3-1. Baltazar inaugurou o marcador aos 32 minutos.

O seu segundo golo foi em 31 de Janeiro de 1991, de novo no Estádio das Antas, agora frente ao O Elvas, em jogo dos 1/32 de final, da Taça de Portugal, com goleada portista por 5-0. Baltazar saiu do banco aos 38 minutos e marcou o terceiro golo do jogo aos 54 minutos.

Finalmente o seu  terceiro golo, aconteceu no dia 3 de Abril de 1991, no estádio Municipal Engº Manuel Branco Teixeira, em Chaves, frente à equipa local, com vitória portista por 2-1. Foi um dos jogos em que Baltazar saiu do banco aos 4 minutos a render João Pinto, numa altura em que o FC Porto perdia já por 1-0 e Artur Jorge não hesitou trocar um defesa por um avançado. Tal decisão foi premiada com o golo do empate, aos 29 minutos, concretizado precisamente por Baltazar. Recuperado o empate, o técnico portista voltou ao esquema habitual trocando o avançado, neste caso Baltazar, pelo defesa Morgado.








No final da temporada Baltazar não fez parte dos planos para a nova temporada (1991/92) e decidiu assinar pelos franceses do Rennes (31 jogos/6 golos).

Antes de terminar a carreira ainda jogou no Goiás (1993 e 1994) e finalmente nos japoneses do Kyoto Sanga (1995 e 1996).

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Taça de Portugal (1990/91)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário