quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

COMPLICAR O QUE ERA FÁCIL
















FICHA DO JOGO




























O FC Porto somou a sua 14ª vitória consecutiva ao bater na noite de ontem a aguerrida equipa do Moreirense que surpreendeu pela sua eficácia ofensiva.

A atravessar uma fase com um calendário de jogos muito exigente, Sérgio Conceição aproveitou mais uma vez para proceder a alterações no onze titular. Foram 5 as mexidas no onze (Casillas, Corona, Soares e Brahimi ficaram no banco e Óliver nem se equipou). Fabiano, Maxi, Otávio, André Pereira e Adrián López, foram os eleitos.

























Foi uma entrada de Dragão no jogo, com o FC Porto a imprimir um futebol ofensivo intenso, dando a ideia de querer resolver o jogo rapidamente para depois poder gerir o esforço, mas o bloco defensivo do adversário, sempre bem organizado, foi desfazendo com alguma facilidade todas as jogadas mais perigosas.

Em resultado do adiantamento de Maxi Pereira que perdeu a bola junto da área contrária, o Moreirense arquitectou um lance de contra-ataque muito bem conduzido, chegando à vantagem no marcador, perante a passividade da defensiva portista. Golo trabalhado com qualidade mas contra a corrente do jogo (8').

Os campeões nacionais sofreram novo revés aos 12 minutos, pela lesão de Otávio que teve de ser substituído por Hernâni.

No minuto seguinte Felipe igualou o marcador na sequência de um canto cobrado por Alex Telles, repondo alguma justiça ao resultado.

Prosseguiu o FC Porto na busca da reviravolta com assédio constante às redes do Moreirense, cada vez mais permeável na sua defensiva, pelo que foi sem qualquer surpresa que o marcador voltou a funcionar a favor da equipa da casa por intermédio de Hernâni no minuto 16.

A vencer, a equipa do FC Porto procurou uma toada mais pausada, com muita posse e troca de bola,  mas sempre com os olhos postos na baliza adversária.

André Pereira (24'), Marega (31', 33' e 36') Danilo (34'), Felipe (37') falharam oportunidades flagrantes de golo, impedindo o dilatar confortável e natural do marcador.

Depois de tanta ineficácia no remate, o FC Porto acabou por sofrer a igualdade, contra a corrente do jogo, já no tempo de compensação para o intervalo.

Face à fragilidade defensiva evidenciada pela turma do Moreirense, o seu treinador Ivo Vieira decidiu reforçar o sector com a entrada de mais um central, passando a jogar com um bloco de 5 unidades.

A tarefa ofensiva dos portistas passou a ser mais condicionada, mas mesmo assim as oportunidades de golo foram sendo desperdiçadas. Marega só à terceira (falhou aos 52' e aos 58') conseguiu acertar com êxito nas redes da baliza de Trigueira (66').

De novo em vantagem, o FC Porto baixou o ritmo acusando algum desgaste físico e emocional e disso se aproveitou a equipa do Moreirense para equilibrar a partida. Veio então ao de cima a qualidade de passe, a boa ligação entre os sectores e sobretudo a eficácia do remate deste adversário.

Alguns jogadores portistas dos menos utilizados acusaram alguma falta de confiança, com destaque para Fabiano, muito inseguro e a provocar situações pouco recomendáveis.

Seria Marega a dilatar o marcador aos 89 minutos, desmarcado por Brahimi, colocando uma diferença mais segura no resultado. Parecia tudo decidido mas a equipa do Moreirense não se conformou, marcando aos 90'+2', reduzindo para 4-3 e deixando em suspenso os minutos finais da partida, altura em que o FC Porto recorreu ao jogo passivo para deixar passar o tempo.

Vitória justa, escassa e com final sofrido, perante uma ineficácia no remate aterradora, que poderia ter consequências mais nefastas.

O FC Porto segue para os quartos-de-finais da Taça de Portugal



Sem comentários:

Enviar um comentário