segunda-feira, 22 de outubro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) PARTE XXXVII












Milan Stepanov - Internacional E37: Envergou a camisola da Selecção nacional da Sérvia por 6 vezes (5 pelo Trabzonspor e 1 pelo FC Porto). A sua estreia na selecção principal aconteceu em 16 de Agosto de 2006, na cidade checa de Uherske Hradist, num jogo amigável entre as selecções da Rep. Checa e a Sérvia, que terminou com a vitória dos sérvios por 3-1.

Enquanto atleta do FC Porto, voltaria a envergar a camisola da selecção do seu país, para concretizar a sua 6ª, e até ver, última internacionalização, em 13 de Outubro de 2007, em Yerevan, jogo de qualificação para o Euro/2008, que pôs em confronto a Arménia e a Sérvia, que terminou com um empate sem golos.

Natural de Novi Sad, segunda maior cidade da Sérvia, situada a norte da província de Vojvodina, Stepanov fez toda a sua formação no clube local, o FK Vojvodina, clube onde se estreou como profissional em Janeiro de 2001 e onde viria a ganhar o estatuto de capitão da equipa.

Em Janeiro de 2005 transferiu-se para a Turquia, para representar o Trabzonspor. As suas prestações no clube turco, bem como ao serviço da Selecção Sub-21 do seu país (nessa altura ainda integrada com Montenegro), tornou-o num alvo apetecível, quiçá um dos defesas centrais mais cobiçado.

Os responsáveis portistas, sempre atentos às evoluções do mercado, necessitando de substituto para Pepe, cedido ao Real Madrid, no Verão de 2007,  pela módica quantia de  30 milhões de euros, antecipou-se à categorizada concorrência e, por 4 milhões de euros, assegurou o seu concurso.

Bruno Alves, Pedro Emanuel e João Paulo eram os centrais com quem o sérvio teria de discutir um lugar no onze titular, pelo que não teve vida fácil, só fazendo a sua estreia oficial nesse jogo de má memória, em 26 de Setembro de 2007, no estádio Municipal de Fátima, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça da Liga (a primeira com os principais clubes do escalão principal), tendo a equipa portista, formada quase na sua totalidade por segundas linhas, sido surpreendentemente eliminada na marcação das grandes penalidades. Stepanov foi uma das excepções, num conjunto de más prestações, rubricando uma exibição positiva, premiada pelo treinador Jesualdo Ferreira com a titularidade nas oito partidas seguintes. Porém, uma exibição desastrosa na Amadora, onde esteve directamente ligado ao empate consentido nessa partida, afastou-o do jogo seguinte, contra o Setúbal. Reapareceu em Anfield Road, contra o Liverpool, onde voltou a comprometer, acabando por não resistir a mais uma desastrada exibição, não mais voltando à equipa, recuperado que foi Pedro Emanuel.

No final dessa primeira época o saldo não era satisfatório. Realizou 10 jogos completos, num conjunto de exibições pautadas por enorme irregularidade, onde alternou momentos de elevada capacidade técnica, manchadas por outros verdadeiramente desastrosos.

Na época seguinte (2008/09), com a entrada de Rolando, o atleta sérvio ficou sem espaço, limitando as suas participações aos jogos da Taça de Portugal e da Taça da Liga, onde não mostrou qualquer tipo de evolução, acabando por ser cedido por empréstimo, ao Málaga de Espanha, em Julho de 2009.

Enquanto jogador do FC Porto, Stepanov participou em 27 jogos.

Em Julho de 2010, voltou à Turquia para representar o Bursaspor, tendo mudado para o Mersin Idmanyurdu, também da Turquia, em Julho de 2012.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
2 Campeonatos nacionais (2007/08 e 2008/09)
1 Taça de Portugal (2008/09)























(Continua)
Fontes: European Football National Team Matches e Base de dados pessoal de Rui Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário