domingo, 19 de maio de 2024

DRAGÃO GANHA NA PEDREIRA E GARANTE OBJECTIVOS POSSÍVEIS

 


FICHA DO JOGO

SISTEMA TÁCTICO

O FC Porto garantiu o terceiro lugar da Liga Portugal Betclic (Campeonato nacional), bem como a presença na fase de grupos da Liga Europa, ao triunfar em Braga, num jogo em que lhe bastava o empate.

Sérgio Conceição, arredado do banco por castigo (mais um), foi rendido por Vítor Bruno, sem quaisquer alterações no onze inicial, relativamente ao jogo anterior frente ao Boavista.



Jogar na Pedreira não tem sido fácil e mais uma vez as dificuldades mantiveram-se durante todo o encontro. Os Dragões levaram a vantagem de poder jogar com dois resultados (empate e vitória) para garantirem o terceiro lugar e se classificarem directamente para a Liga Europa.

Sérgio Conceição tinha prometido uma equipa ambiciosa na procura da vitória, mas pela frente encontrou uma equipa também ela ambiciosa, com a vantagem de jogar em casa. Estavam assim reunidas as condições para um grande espectáculo.

Contudo, ambas as equipas sentiram a responsabilidade do encontro e tornaram o jogo muito amarrado, muito táctico e cauteloso, prejudicando de algum modo a beleza do mesmo. Os minutos iniciais mostram uma equipa portista mais ousada mas também menos esclarecida na construção atacante, especialmente na chegada à área bracarense.

Essa ousadia, no entanto, provocou a expulsão do lateral direito minhoto, Victor Gomez, logo aos 12 minutos, por acumulação de cartões amarelos, fragilizando a sua equipa.

Ainda assim, o FC Porto, até ao intervalo e embora com mais posse de bola, nunca foi capaz de pôr em perigo a baliza de Matheus, muito pela falta de criatividade e de lucidez, quer na definição dos lances como do momento e direcção dos remates. Conseguiu sete não enquadrados com a baliza.

O segundo tempo foi um pouco melhor, mas com os mesmos defeitos. Talvez um pouco mais velozes mas sempre pouco práticos, pouco lúcidos e muito em esforço.

Mesmo em vantagem numérica, permitiram ao Braga algumas chegadas à sua área, com algum perigo, pelo que o golo adversário pairou em alguns momentos.

A entrada de Taremi foi fundamental para o triunfo portista. Foi graças à sua clarividência que Galeno apareceu na cara de Matheus, aos 84 minutos, para garantir esta vitória importante, em mais uma exibição pobrezinha.

Destaques para Diogo Costa (Clean Sheet), Mehdi Taremi (Mérito e Valores Porto) e Wenderson Galeno (Homem do jogo).


Sem comentários:

Enviar um comentário