sábado, 16 de janeiro de 2021

EXPULSÃO JUSTA DE TAREMI CONTRASTOU COM A BENEVOLÊNCIA PARA COM OS PROTEGIDOS

 
















FICHA DO JOGO























SISTEMA TÁCTICO



















O FC Porto não foi além de um empate, na recepção ao toupeirense, num jogo interessante, mas cuja verdade desportiva voltou a ser desvirtuada, graças a uma arbitragem enviesada, especialmente no aspecto disciplinar, com prejuízo óbvio dos azuis e brancos, que terminaram o jogo com menos um jogador, por expulsão justa de Mehdi Taremi, numa dualidade de critérios gritante, já que Pizzi e Nuno Tavares conseguiram terminar o encontro, apesar das várias faltas merecedoras de novos cartões que deveriam ter visto, muito antes do vermelho mostrado ao avançado portista.

O onze titular dos campeões nacionais voltou a conhecer alterações, depois da deslocação ao Funchal. Regressaram Marchesín, Mbemba, Zaidu, Uribe e Marega. Otávio e Wilson Manafá não foram opções à conta do COVID.

O FC Porto entrou bem na partida a impor o seu futebol ofensivo, a dar a entender que queria vencer e resolver cedo a partida, com Mbemba e Uribe a darem o lamiré.

Mas a equipa adversária acabou por se recompor das primeiras investidas portistas e respondeu com duas jogadas perigosas pela esquerda. A primeira funcionou como ameaça e a segunda, bastante parecida, deu mesmo golo (17').

A resposta portista não demorou muito. Sérgio Oliveira lançou para a entrada de Corona, à esquerda, o mexicano sentou o seu opositor, servindo de imediato Taremi. O avançado iraniano recebeu, enquadrou-se com a baliza e rematou certeiro, batendo o guardião contrário (25').

Três minutos depois o poste de Marchesín, reteve um disparo perigoso de Darwin.

Nesta toada de bola cá, bola lá, Luis Díaz dispôs também de mais um belo remate em arco, similar a outros que tem dado golo, mas desta vez errou o alvo por muito pouco (35') e por isso o jogo foi para intervalo sem mais alterações no marcador.

No segundo tempo, os campeões nacionais foram bem mais dominadores mas num ritmo muito mais baixo. O jogo ficou mais longe das balizas e ficou bem  evidente a dualidade de critério disciplinar, da equipa de arbitragem, ao poupar sistematicamente o 2º amarelo quer a Pizzi, como a Nuno Tavares, por diversas vezes. Foi um fartar vilanagem encarnado sem castigo, ao contrário do que aconteceu no lance em que Taremi fez falta para vermelho e foi justamente expulso.

Mesmo a jogar em inferioridade numérica e a ter de privilegiar o seu sistema defensivo, pertenceram ao FC Porto as duas melhores ocasiões fara desfazer a igualdade, desperdiçadas um tanto infantilmente.

O empate acaba por se aceitar, apesar da habitual protecção da arbitragem aos crónicos donos disto tudo.


1 comentário:

  1. A Liga de Clubes corrigiu o nome do marcador do golo do empate do FC Porto depois de analisado o relatório do árbitro, Luís Godinho, que o atribuiu a Marega e não ao iraniano.

    ResponderEliminar