FERNANDO ANDRADE - Goleador Nº 335
Apontou 2 golos em 22 participações oficiais com a camisola do FC Porto, na temporada de 2018/19.
Fernando Andrade dos Santos, nasceu no dia 8 de Janeiro de 1993, em S. Paulo, Brasil. Fez a sua formação no São Caetano de onde saiu por empréstimo para os japoneses do Vissel Kobe (2012), regressando ao Brasil para representar o Guarani (2014) e o Rio Branco (2015).
Começou na temporada de 2015/16 a sua aventura portuguesa, com início no Oriental e passagens pelo Penafiel (2016/17) e o Santa Clara (2017/18 e seguinte, mas só até Dezembro).
Chegou ao FC Porto na janela de transferências de Inverno, para lutar por um lugar na frente de ataque.
A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 7 de Janeiro de 2019, no Estádio do Dragão, ftente ao Nacional da Madeira, em jogo da 16ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS), com vitória portista por 3-1. Foi uma estreia simbólica já que só entrou no minuto 89, para o lugar de Marega.
Seria titular oito dias depois, num jogo a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, realizado em Matosinhos, frente ao Leixões, jogo esse que só ficou decidido durante o prolongamento, com vitória portista por 2-1. Fernando Andrade acabaria substituído aos 98 minutos, por Hernâni e em boa hora já que foi o avançado português a resolver a eliminatória. É desse jogo a imagem da equipa que se segue:
Esteve em 28 convocatórias (5 como titular, uma das quais a tempo inteiro e 23 como suplente, das quais 6 não utilizado).
A sua relação com o golo ficou por isso muito aquém das expectativas, marcando em duas jornadas consecutivas, ambas para a Taça da Liga, com estreia no dia 22 de Janeiro de 2019, no Estádio Municipal de Braga, frente ao Benfica, jogo das meias-finais, com vitória portista por 3-1. O avançado brasileiro saiu do banco aos 77 minutos, a render Brahimi e marcaria o seu golo aos 86, selando o resultado final.
Quatro dias depois, na final da prova, disputada no mesmo Estádio, frente ao Sporting, Fernando Andrade voltou a sair do banco, desta vez aos 64 minutos, a render André Pereira, para inaugurar o marcador aos 79 minutos, que não foi suficiente para garantir a vitória já que o FC Porto sofreria o golo da igualdade já em tempo de compensação, arrastando o jogo para o calvário das grandes penalidades, onde viria a ser derrotado.
Goradas as expectativas, Sérgio Conceição não contou com ele para as duas temporadas seguintes, tendo seguido para a Turquia, por empréstimo, ao Sivasspor (2019/20) e ao Caykur Rizespor, para a temporada actual (2020/21).
Sem comentários:
Enviar um comentário