quarta-feira, 3 de julho de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 290














PORCEL - Goleador Nº 290

Apontou 2 golos em 36 jogos oficiais, com a camisola do FC Porto, durante duas temporadas ao seu serviço (1953/54 e 1954/55).

António José Porcel, nasceu no dia 13 de Junho de 1925, na Argentina. Não são muitas as informações sobre esta atleta. O que consegui apurar é que Porcel terá iniciado a sua carreira de futebolista no FC Huracan, tendo passado pelas equipas mexicanas do Léon e FC Puebla, ingressando seguidamente no SC Covilhã (1951/52), ajudando a equipa da serra a atingir o 6º lugar no Campeonato nacional. Seguiu depois para França, representando o Metz (1952/53), para finalmente chegar ao FC Porto, sob o comando técnico de Cândido de Oliveira.
























A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 18 de Outubro de 1953, no Campo da Estrela, em Évora, frente ao Lusitano dessa cidade, em jogo a contar para a 3ª jornada do Campeonato nacional, com derrota por 2-0.

Apesar de ser um atleta de classe e um exímio executante, actuando como  interior direito, Porcel não teve uma relação estreita com o golo. Apontou apenas dois golos, um em cada uma das épocas em que jogou de azul e branco.

O primeiro foi obtido no dia 9 de Maio de 1954, no Estádio nacional, em Oeiras, frente ao Benfica, em jogo da 25ª jornada do Campeonato nacional, que terminou com um empate a dois golos. Porcel abriu o marcador aos 44 minutos.

O segundo e último golo, aconteceu no dia 24 de Abril de 1955, no Campo José Santos Pinto, na Covilhã, frente ao Sporting local, em jogo da 26ª e última jornada do Campeonato nacional, que terminou com um empate a dois golos. O avançado argentino abriu também neste jogo o marcador, aos 8 minutos.

Segue-se uma das fotos possíveis de Porcel na equipa do FC Porto, esta da temporada de 1953/54:

























Com a entrada do treinador brasileiro Dorival Yustrich, na temporada de 1955/56, conhecido por Homão pela sua estatura e feitio irascível (não gostava, entre outras coisas, de jogadores com cabelo comprido, de fumadores e especialmente que discutissem os seus métodos de trabalho), Porcel foi um dos vários atletas dispensados.

Representou ainda o Salgueiros e os espanhóis do Real Avilés.

Fontes: Almanaque do FC Porto de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário