sexta-feira, 26 de abril de 2019

SEGUNDA PARTE DEPLORÁVEL ENTREGA CAMPEONATO

















FICHA DO JOGO





























O FC Porto poderá ter hipotecado definitivamente a possibilidade de bisar o título nacional, ao permitir que o seu adversário de hoje, recuperasse de um resultado desfavorável de 0-2 na primeira parte, para uma igualdade frustrante, já no final da partida, naquilo que foram uns segundos 45 minutos de atitude arrogante, passiva e de futebol deplorável, a colocar-se bem a jeito para o que viria a acontecer.

Apenas com um impedimento, ou dois se metermos o guarda-redes Fabiano nesta equação, a primeira por castigo e a segunda por lesão, Sérgio Conceição operou duas alterações no onze titular, relativamente ao jogo anterior. Pepe voltou à sua posição de central, passando Militão para a lateral direita, relegando Wilson Manafá para o banco, enquanto lá na frente regressou Corona, em prejuízo de Soares, este a começar como suplente.























As deslocações ao Estádio dos Arcos, encerram por norma um conjunto de dificuldades, que os Dragões já se habituaram a encontrar. Estão bem avisados e procuram sempre preparar-se convenientemente para as ultrapassar.

Sem qualquer margem para errar, depois da derrota caseira contra a equipa do regime, os campeões nacionais encararam a partida com a responsabilidade que lhes era exigida. Tomar conta do jogo, obrigar o adversário a recuar e a cometer erros, foram os ingredientes principais para conseguirem uma vantagem de dois golos durante uma primeira parte bem conseguida.

O primeiro golo teve uma grande participação de Brahimi, já que foi ele que começou a jogada e a concluiu. O argelino recebeu a bola antes da linha de meio campo, foi avançando no terreno, lançou para a direita para a entrada de Otávio. O brasileiro ao chegar ao bico da grande área, levantou a cabeça e cruzou com conta, peso e medida, para a entrada oportuna de Brahimi, que livre de marcação não teve quaisquer dificuldades para de cabeça bater Léo Lima (18').

O segundo golo não se fez esperar muito. Lançamento da linha lateral efectuado por Corona, Militão cabeceou mais para dentro da área, Rúben Semedo aliviou como pode, a bola sobrou para Marega, que de imediato desferiu um remate letal. A bola roçou em Junio Rocha, acabando por enganar o seu guarda-redes (22'). O golo ainda chegou a ser atribuído ao defesa vilacondense, mas foi mais tarde emendado, no site da Liga Portugal, como sendo da autoria de Marega.

O FC Porto continuou a dominar o jogo, com alguma serenidade,  a criar oportunidades, mas a não conseguir concretizar e o intervalo chegou sem mais alterações no resultado.

No segundo tempo, a equipa do Rio Ave apareceu mais impetuosa e a acreditar que poderia reduzir o marcador. Já os jogadores do FC Porto, acharam que o jogo estava já resolvido e encararam este período como um passeio e uma boa altura para relaxar.

Puro engano! Os vilacondenses empertigaram-se, aproveitaram a arrogância portista e foram deixando avisos sérios.

Aos 49 minutos, Bruno Moreira apareceu dentro da área, livre de marcação, a cabecear... para fora!; Aos 52 minutos Nelson Dala rematou forte, obrigando Casillas a defender a dois tempos; Aos 73 minutos, Filipe Augusto rematou forte à barra; Aos 80 minutos Nuno Santos obrigou Casillas a defesa apertada. Tudo isto com a maior e enervante das passividades dos jogadores portistas, impávidos e displicentes.

A manutenção desta atitude acabaria por ser fatal. O resultado viria a ser reduzido aos 85 minutos. Bola reposta por Casillas com pontapé longo e ganha na linha de meio campo pelos jogadores do Rio Ave que com 3 toques, desmarcaram para a entrada, nas costas da defesa, de Nuno Santos que à saída do guardião portista teve a frieza de lhe picar a bola e fazer um golo de belo efeito.

Se o Rio Ave estava por cima no jogo, o golo ainda o espevitou mais. Acreditou que era possível fazer melhor e continuou a por em sobressalto a defensiva portista.

O golo do empate acabou por surgir sem qualquer surpresa ainda que tenha sido algo fortuito. A bola rematada por Ronan, sofreu um desvio no corpo de Alex Telles traindo Casillas que nada podia fazer para o evitar (90').

Castigo justo para uma segunda parte deplorável e indigna de quem representa este Clube. 

Com a cedência de mais estes dois pontos, o campeonato, se já estava inclinado para o toupeiral, fica agora praticamente decidido (estou convencido que o Braga não tem «estofo» para lhes roubar pontos).

Sem comentários:

Enviar um comentário