sábado, 30 de julho de 2016

INTERNACIONAIS PORTISTAS













RÚBEN NEVES - Internacional Português Nº 115

Conta com duas internacionalizações pela principal selecção nacional, com a estreia a registar-se no dia 14 de Novembro de 2015, em Krasnodar, frente à Rússia, em jogo de preparação para o Euro/2016.

O jovem médio portista foi o escolhido para substituir, nessa altura, João Moutinho que se apresentou com queixas no tornozelo direito e acabou dispensado pelo corpo clínico da selecção. Rúben Neves fez a sua estreia  nos convocados da selecção principal com vista aos dois jogos de preparação, acabando mesmo por ser utilizado.

Na sua estreia frente à Rússia saiu do banco aos 72 minutos para substituir o seu companheiro de equipa no FC Porto, André André e no segundo, frente ao Luxemburgo, disputado três dias depois, foi mesmo titular durante 80 minutos, altura em que cedeu o lugar a William Carvalho.

A imagem que se segue é deste segundo jogo, aquando do minuto de silêncio em memória das vítimas dos ataques terroristas de Paris. 




















Foi mesmo uma situação pontual pois não voltou a ser chamado aos trabalhos da selecção principal.


























Rúben Diogo da Silva Neves, nasceu no dia 13 de Março de 1997, em Mozelos, Santa Maria da Feira. É um nome que já está na história do FC Porto e do futebol português. É um produto das escolas de formação do FC Porto, chegando a capitanear a equipa Sub-17, da qual «saltou» directamente para a equipa sénior.

Talentoso e destemido, Rúben Neves causou impacto imediato na equipa portista e quebrou recordes à escala nacional e europeia.

Internacional pelos escalões jovens de Portugal, fez a sua estreia oficial como sénior a 15 de Agosto de 2014, frente ao Marítimo, no Estádio do Dragão, na jornada inaugural do Campeonato nacional de 2014/15. Além de titular, o médio apontou o primeiro golo do triunfo por 2-0, aos 11 minutos. Com apenas 17 anos e 155 dias, Rúben Neves tornou-se no mais jovem jogador a marcar no campeonato, abrilhantando uma estreia de sonho.

Mas as façanhas do menino Rúben Neves não se ficaram por aqui. Apenas cinco dias depois, a 20 de Agosto, voltou a assumir a titularidade frente ao Lille, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da UEFA Champions League. Aos 17 anos, 5 meses e 7 dias, o médio portista bateu o recorde de Cristiano Ronaldo (17 anos, 6 meses e 9 dias), tornando-se o jogador português mais jovem a disputar a principal competição de clubes da Europa.

Com uma maturidade assinalável, para tão tenra idade, este jovem Dragão impressiona pela disciplina táctica, visão de jogo e capacidade de passe, características essenciais para um médio.

Em 2015/16 voltou a bater mais um recorde na Champions, ao tornar-se o mais jovem capitão de equipa, na recepção ao Chelsea, com apenas 18 anos e 221 dias.







Outras internacionalizações:

Selecção Olímpica:  1  e 1 golo
Selecção Sub-21:   10 e  2 golos
Selecção Sub-18:     2
Selecção Sub-17:   31 e 2 golos
Selecção Sub-16:   10 e 1 golo
Selecção Sub-15:     2

Fontes: FPF e Site oficial do FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário