quarta-feira, 29 de junho de 2016

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 155













ELIO MONTAÑO - Goleador Nº 155

Apontou 9 golos em 24 jogos com a camisola do FC Porto, ao longo de duas temporadas ao seu serviço (1959/60 e 1960/61).

Elio Ruben Montaño, nasceu no dia 29 de Agosto de 1932 em Casilda, Santa Fé, Argentina.

Surgiu no Clube Atlético Newell's Old Boys, de Rosário, em 1949, tendo passado pelo Boca Juniors em 1952 e 53, depois pelo Huracan (de 1954 a 1959), depois pelo Peñarol até chegar ao FC Porto.

Jogador irreverente às vezes turbulento, espirituoso, insolente, falador, amante da noite e dos cabarés, alérgico a indicações técnicas ou tácticas, características que lhe fizeram ganhar os epítetos de «Torto» e «Louco», ainda assim apreciado pelo seu talento e capacidade de fazer golos.

FC Porto e atleta já se tinham cruzado em 22 de Janeiro de 1950, num jogo amigável, quando Montaño ainda representava o Newell's Old Boys, campeão argentino em título, célebre e eternizada como «La Máquina», considerada pela Imprensa a melhor equipa argentina de todos os tempos, pela beleza do futebol que praticava, dizia-se um futebol para além da razão.

Elio Montaño era a personagem suprema da «La máquina», goleador e estrela capaz de inventar qualquer jogada.

Pena foi o FC Porto ter esperado dez anos até «El Loco», se decidir a deixar a América do Sul, para ostentar o emblema do Dragão.

























A sua estreia oficial com a camisola portista aconteceu no dia 15 de Novembro de 1959, no Campo da Estrela, em Évora, frente ao Lusitano de Évora, em jogo da 8ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista, por 3-0.

A baixo uma das fotos possíveis com a presença do atleta argentino.























A sua personalidade irreverente e anárquica contribuiu fortemente para que a sua estadia na cidade invicta fosse curta e o fizesse regressar ao Uruguai para representar o Peñarol (1961).

Los Andes (1961) e Rosário Central (1962) foram os passos seguintes.

Montaño retirou-se do futebol em 1964, depois de ter jogado alguns meses no Sporting.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e ZeroaZero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário