quinta-feira, 23 de junho de 2016

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 154













CRISTIAN TELLO - Goleador Nº 154

Apontou 10 golos em 57 participações oficiais com a camisola do FC Porto, durante uma época e meia ao seu serviço.

Cristian Tello Herrera, nasceu no dia 11 de Agosto de 1991 em Sabadel, cidade a norte de Barcelona, Espanha. Catalão de gema e produto da «cantera» do FC Barcelona, clube no qual realizou a parte mais significativa da sua formação, mudou-se  para outro emblema da cidade condal, o Espanyol de Barcelona, realizando aí a sua estreia como sénior na equipa B, na temporada de 2009/10. Em Junho de 2010 juntou-se ao plantel do Barcelona B e só em Novembro de 2011 se estreou na equipa principal «blaugrana». 

Num plantel tão rico e cheio de estrelas, Tello não conseguiu impor-se como titular indiscutível, mas os números conseguidos com a camisola principal do Barcelona são no entanto interessantes: 20 golos marcados em 86 participações oficiais.

Veloz e virtuosista, Tello chegou à Invicta por empréstimo de duas temporadas (com opção de compra) dos «blaugrana», pela influência do treinador basco, Julen Lopetegui, com o qual se tinha sagrado campeão da Europa Sub-21, em 2013 com a selecção de Espanha desse escalão.

























A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto, aconteceu no dia 15 de Agosto de 2014, no Estádio do Dragão, frente ao Marítimo, em jogo da 1ª Jornada do Campeonato nacional, com vitória portista, por 2-0. Cristian Tello começou no banco e foi chamado ao jogo aos 80 minutos para substituir Brahimi.

A foto a baixo, documenta a sua estreia a titular, que ocorreu em 23 de Agosto de 2014, no Estádio capital do móvel, em Paços de Ferreira, contra e equipa local, com vitória portista, por 1-0.























Já o seu primeiro golo de dragão ao peito foi obtido em terras da Bielorrússia, mais precisamente em Barysaw, frente ao Bate Borisov, onde o FC Porto arrancou um triunfo por 3-0, em jogo da 5ª jornada da fase de grupos da Champions League. Tello saiu do banco aos 71 minutos, rendendo Ricardo Quaresma e aos 89 fechou a contagem.

Fez uma primeira época com alguns momentos apreciáveis com destaque para o «hat-trick» contra o Sporting, a 1 de Março de 2015.

No arranque do que seria a sua segunda época, Tello encontrou concorrência mais apertada, sobretudo do mexicano Jesús Corona e começou a perder espaço. Descontente com a situação pediu a rescisão do contrato, até porque o FC Porto não tinha accionado a cláusula de compra, estipulada em oito milhões de euros e, em Janeiro de 2015 assinou com os italianos da Fiorentina, em novo empréstimo do Barcelona.









Conta com 1 internacionalização e 0 golos, pela principal selecção de Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário