segunda-feira, 28 de abril de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 53












ACÁCIO MESQUITA - Goleador Nº 53

Apontou 40 golos em 43 jogos disputados com a camisola do FC Porto, em provas de carácter nacional, durante as 9 temporadas em que esteve ao seu serviço.

Acácio Pereira Mesquita nasceu em 18 de Julho de 1909, na cidade do Porto e começou a dar os primeiros pontapés na bola nas escolas de formação do FC Porto, onde foi campeão nacional  na categoria de infantis. Escola fabulosa que após intenso trabalho desenvolvido deu à equipa principal  nomes como Waldemar Mota, Pedro Themudo, Luís Megre, Jerónimo Faria e tantos outros.

A sua ligação ao Clube começou com a sua inscrição como sócio aos dez anos.























Estreou-se na equipa principal em 27 de Março de 1927, no Campo do Lima, frente ao Sport Progresso, em jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato Regional do Porto, prova que apurava o representante da Associação de Futebol do Porto, para o Campeonato de Portugal, única de nível nacional. O resultado desse jogo foi um empate (2-2), pertencendo-lhe o primeiro golo portista. Entrou na equipa principal depois do avançado norueguês Fridol Resberg ter sido forçado a abandonar o clube para regressar ao seu país. Oportunidade que Acácio Mesquita já esperava e agarrou com muita determinação e confiança, demonstrando grande capacidade para o golo.

Neste ranking, não estão considerados os golos marcados nos Campeonatos Regionais, onde Acácio Mesquita, concretizou mais 68 golos em 58 partidas realizadas, ao longo da sua carreira, tendo conquistado 9 desses Campeonatos.

Tal como Waldemar Mota, tornou-se rapidamente popular, revelando-se desde as primeiras actuações, um avançado centro demasiado rápido para os defesas da época, com reflexos velozes e imprevisíveis e dotado de uma técnica apurada e muito subtil, capaz de transformar a competição em arte.

Foi Campeão de Portugal em 1931/32 e Campeão Nacional em 1934/35. Vestiu a camisola da Selecção nacional por duas vezes, em 23 de Fevereiro de 1930, num amigável contra a França e em 11 de Março de 1934, em jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, contra a Espanha.

















Acácio Mesquita era um verdadeiro atleta e um apaixonado pelo desporto em geral. Naquele tempo era comum alguns jogadores de futebol, acumularem a prática do futebol com outras modalidades do seu gosto. Por isso, praticou em simultâneo, ao mais alto nível,  Atletismo e Basquetebol.

Foi recordista nacional do triplo salto, dos 110 metros barreiras e dos 4x100 metros, tornando-se assim um símbolo do Clube. Já na década de 50, na inauguração do Estádio das Antas, comandou o desfile de atletas mais representativos do FC Porto. Viria a falecer logo a seguir em 1952.

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato de Portugal (1931/32)
1 Campeonato Nacional (1934/35)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Fragmentos da História de Um Clube Secular, de Rui Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário