terça-feira, 22 de abril de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 52












MANUEL ANTÓNIO - Goleador Nº 52

Apontou 41 golos em 64 jogos em que participou com a camisola do FC Porto, durante as três temporadas em que esteve ao seu serviço (1965/66 a 1967/68).

Manuel António Leitão da Silva nasceu em 29 de Janeiro de 1946, em Santo Tirso. O seu percurso futebolístico terá começado nas escolas de formação do FC Tirsense, onde acabaria por ascender à equipa principal, na temporada de 1963/64.

Tendo como primeira preocupação a sua formação académica, com o intuito de se licenciar em Medicina, em 1964 decidiu aproveitar as facilidades concedidas aos atletas estudantes, pela equipa da Académica de Coimbra, com a convicção de poder conciliar a sua paixão pelo futebol, juntando assim o útil ao agradável.

Como a sua primeira temporada ao serviço da Académica lhe correu de feição, marcando 21 golos, não conseguiu resistir ao convite que lhe foi dirigido pelos responsáveis do FC Porto para integrar o plantel para a temporada de 1965/66.























Treinado pelo brasileiro Flávio Costa, Manuel António esteve presente em 24 das 26 jornadas do campeonato nacional, cotando-se como o melhor marcador da equipa portista.

A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 11 de Setembro de 1965, nas Antas, frente ao Barreirense, em jogo a contar para a 1ª jornada do campeonato nacional, cujo resultado se cifrou numa derrota por 0-1. Já o seu primeiro golo de Dragão ao peito foi conseguido no dia 6 de Outubro de 1965, nas Antas, frente ao clube francês, Stade Français, em jogo a contar para a 1ª eliminatória (2ª mão), da Taça das Cidades Com Feira. O resultado final foi de 1-0, com golo da sua autoria, decisivo para seguir em frente na prova, face ao empate (0-0) conseguido pelo FC Porto, no Parque dos Príncipes, no jogo da 1ª mão.

Manuel António nunca conseguiu impor verdadeiramente a sua veia goleadora, tendo sempre concorrência feroz de artilheiros com credenciais, como Amaury, Valdir, Djalma e Custódio Pinto. A sua melhor performance no FC Porto foi conseguida na sua terceira e última época, ao apontar 20 golos nas três provas em que participou.











Regressou à Académica de Coimbra na época de 1968/69 para se cotar como o melhor marcador do campeonato nacional com a marca de 19 golos. 

Manuel António pode então concretizar o seu sonho, cumprindo nove temporadas a fio com a camisola dos estudantes e concluindo o seu curso de Medicina.

Jogou ainda no União de Leiria, na temporada de 1977/78, no fim da qual encerraria a sua carreira de futebolista, dedicando-se finalmente e em exclusivo à sua 2ª paixão, tornando-se num médico famoso que o levou até à Direcção do Serviço de Oncologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):
1 Taça de Portugal (1967/68)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; ZeroaZero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário