segunda-feira, 4 de abril de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 50) - III PARTE

Miguel Arcanjo - 29º internacional: Vestiu a camisola da Selecção nacional por 9 vezes, com estreia frente à Itália (vitória por 3-0), em Lisboa, num jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo.

Foi um excepcional defesa-central, dotado de boa técnica e sentido posicional, muito querido dos adeptos do FC Porto, onde militou durante 16 anos.

Nascido em Angola, ingressou no Clube em 1950 e viria a tornar-se num dos mais importantes jogadores azuis e brancos, mas só com a chegada do treinador brasileiro Yustrich atingiu o objectivo de singrar no futebol português. A época de 1955/56, com a obtenção da «dobradinha» (Campeonato e Taça de Portugal), foi o ponto de partida para a grande carreira de Arcanjo. Uma soberba compleição física servia de suporte a um apurado sentido de colocação e de capacidade de corte das investidas dos adversários, o que cumpria com elegância, precisão e absoluta lealdade de processos.

Com Virgílio e Osvaldo Cambalacho, formou um trio defensivo de alta qualidade.

Foi campeão Nacional por duas vezes, em 1955/56 e 1958/59, vencendo também duas Taças de Portugal, nas temporadas de 1955/56 e 1957/58.

António Teixeira - 30º internacional: Representou a Selecção nacional por sete vezes.

Estreou-se como sénior no Benfica e foi no clube de Lisboa que venceu o seu primeiro Campeonato Nacional, no escalão maior do futebol português. Transferiu-se depois para o V. Guimarães. Em 1952/53 foi contratado pelo FC Porto.

Actuava a interior-direito e era possuidor de um pontapé fulminante e poderoso.

Ao serviço dos Dragões conquistou o Campeonato Nacional de 1955/56, onde formou dupla atacante com Jaburu. Ainda nessa temporada ajudou o FC Porto a conquistar a Taça de Portugal. Na época de 1957/58 repetiu a vitória na Taça de Portugal. O segundo Campeonato Nacional que António Teixeira venceu com a camisola do FC Porto foi na temporada de 1958/59.

António Barbosa - 31º internacional: Vestiu a camisola das quinas por duas vezes, estreando-se em Genebra, frente à Suíça, em Maio de 1959.

Oriundo do Boavista, actuava a defesa-central ou a médio.

Foi Campeão Nacional em 1958/59 e vencedor da Taça de Portugal em 1957/58.

Acúrsio Carrêlo - 32º internacional: Fez oito jogos pela Selecção nacional.

Natural de Moçambique, era um atleta de grande envergadura. Foi praticante, em simultâneo, de futebol (guarda-redes) e hóquei em patins (avançado). Foi internacional também nesta última modalidade.

Como futebolista, sagrou-se Campeão nacional em 1955/56 e 1958/59. Foi autor de um golo raro e insólito que perdurou no tempo como façanha difícil de repetir. Num jogo contra o Belenenses, no Restelo, Acúrsio, num pontapé de baliza, fez a bola percorrer em arco a distância entre as duas balizas, só parando nas redes do guarda-redes contrário, perante a estupefacção de colegas, adversários, público e jornalistas presentes. 
RESUMO DA DÉCADA DE CINQUENTA

(Continua)
Fontes: European Footeball; História oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa; FC Porto - Figuras e Factos 1893-2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário