sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

No regresso à Liga Portugal Bwin (Campeonato nacional) a goleada (5-1) frente ao Arouca, começou a ser construída logo aos 23 segundos, quando Otávio inaugurou o marcador e mais tarde complementada com um hat-trick de Taremi, acabando encerrada com um auto-golo de Opoku.

Esta vitória serviu de prenda de aniversário para o nosso Presidente que nesse dia completou 85 anos de vida e consagrou o técnico portista Sérgio Conceição como um dos treinadores com mais vitórias na história do FC Porto, a par com José Maria Pedroto.

Estavam então decorridos apenas 23 segundos quando Otávio fez um chapéu de aba alta ao guarda-redes do Arouca,  Arruabarrena, na sequência de um remate com selo de golo de Gabriel Verón, que o Keeper  afastou com os punhos com alguma dificuldade, dirigindo a bola na direcção de Otávio. O médio portista correspondeu com toda a classe e alguma felicidade, obtendo um belo golo.


Segundo golo da temporada (ambos no campeonato) e um acumulado de 26 golos. Subida ao 89º lugar, na companhia de Petrak (1939/40 e 1940/41 - 33 jogos), Ademir (1975/76 a 1977/78 - 68 jogos) e Alex Telles (2016/17 a 2019/20 - 195 jogos).


















Seguiram-se os três golos de Taremi.

Aos 18 minutos, na sequência de uma bela jogada de ataque portista. Galeno passou rasteiro, Mehdi Taremi simulou e deixou a bola passar para Verón, desmarcando-se de imediato para receber a devolução, ficando na cara de Arruabarrena, para um remate pronto e colocado.


Bisou aos 34 minutos. Livre apontado ainda no meio campo, a castigar falta sobre João Mário. Otávio Lançou longo para a entrada de Taremi que ganhou na luta contra Basso, rematando certeiro.


O hat-trick aconteceu ao minuto 50. Recuperação da bola de Uribe, no meio campo do Arouca, sobre a direita, colocação em Verón, em posição central, o brasileiro tentou a tabelinha com Taremi, mas a bola foi interceptada por Basso que deixou fugir para o iraniano, que à matador não perdoou.


Mehdi Taremi atinge a marca de 18 golos na temporada (2 na Supertaça C.O., 9 no Campeonato, 2 na Taça da Liga e 5 na Liga dos Campeões), com um acumulado de 67 golos que lhe confere a 23ª posição deste ranking, de forma isolada. Fica agora a 5 golos de igualar a dupla formada por Marega e Radamel Falcao (72 golos) e a 6 de igualar Madjer no top-20 (73 golos).




















O quinto golo portista foi atribuído a Opoku (70'), que acabou por desviar a bola para as suas redes, quando tentava interceptar o passe de Taremi para Toni Martínez.

Ainda que não conte para este ranking, aqui ficam as imagens dessa jogada.


Clicar nos quadros para ampliar

Sem comentários:

Enviar um comentário