segunda-feira, 7 de novembro de 2022

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

De regresso às vitórias no campeonato nacional, o FC Porto logrou golear o Paços de Ferreira por 4-0, com 2 golos de Evanilson, 1 de Mehdi Taremi e o último de Delgado, defesa dos castores, que na tentativa de se antecipar a Taremi, acabou por introduzir a bola na própria baliza.

O avançado brasileiro Evanilson abriu o activo aos 4 minutos, ao finalizar uma bonita e elaborada jogada ofensiva dos Dragões. Uribe na zona do grande circulo abriu para a esquerda em Wendell, o lateral portista recebeu de cabeça tocando para Eustaquio que deixou a bola rolar para Pepê. O médio brasileiro tabelou de pronto para o luso-canadiano, com este a efectuar um passe a rasgar para o interior da área, solicitando a desmarcação de Evenilson. O avançado recebeu de pé direito, mas a bola fugiu-lhe ligeiramente e em queda ainda conseguiu rematar na cara do guardião contrário, desviando-lhe a bola para o interior da baliza.


Voltaria a marcar aos 39 minutos, para o 3-0, em mais uma jogada enleante do ataque portista. Otávio solicitou Pepê, este recebeu, avançou uns passos e entregou em Taremi. O iraniano rodou, devolvendo na frente, com passe a rasgar para a desmarcação de Pepê, que poderia alvejar a baliza, mas preferiu tocar ao lado onde completamente livre de adversários apareceu Evanilson a encostar para um golo fácil.


Evanilson Chegou assim aos 8 golos na temporada (1 na Supertaça C.O., 6 no Campeonato Nacional e 1 na Liga dos Campeões), acumulando 33 golos de Dragão ao peito. Subiu para o 77º lugar, juntando-se a Séninho (1969/70 a 1977/78 - 149 jogos) e a Paulo Futre (1984/85 a 1986/87 - 115 jogos).
































Entre estes dois golos, Mehdi Taremi apontou o seu golo da ordem, aos 31 minutos. Jogada construída a partir do meio campo. Fábio Cardoso a tocar para Iván Marcano, recepção e toque para a frente, levantou a cabeça, enviando para Pepê. O médio brasileiro de pronto endossou para Taremi, que de costas para a baliza e entre dois adversários fez uma recepção orientada, em rotação, enquadrando-se com a baliza, disparando à entrada da área, fazendo a bola passar por entre as pernas do guardião Jordi. Golo fabuloso com pormenores deliciosos  (recepção orientada, rotação e remate).


Décimo terceiro golo da temporada para Taremi (2 na Supertaça C.O., 6 no Campeonato nacional e 5 na Liga dos Campeões). Leva já um agregado de 62 golos com a camisola do FC Porto, ocupando a 28ª posição deste ranking, colando-se a Lucho Gonzalez (2005/06 a 2008/09 e 2011/12 a 2013/14 - 241 jogos).






































O quarto e último golo não cabe nesta classificação já que foi marcado por um adversário na própria baliza. Apenas por curiosidade referir que foi o 1º auto golo a favor do FC Porto, esta temporada e o 138º no total (104 no Campeonato nacional, 21 na Taça de Portugal, 1 na Supertaça C.O., 2 na Taça da Liga e 10 nas competições europeias) .

Sem comentários:

Enviar um comentário