quarta-feira, 29 de maio de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 285













TAIPA: Goleador Nº 285

Concretizou dois golos em 5 jogos oficiais, de carácter nacional, com a camisola do FC Porto, durante duas temporadas ao seu serviço (1942/43 e 1943/44).

João Correia Gomes Taipa, nasceu no dia 30 de Julho de 1922, em Freamunde, concelho de Paços de Ferreira. Começou a sua actividade de futebolista no clube da sua terra natal, precisamente o Freamunde Sport Clube.

Curiosamente, em sua tenra idade terá começado na posição de guarda-redes, mais por imposição do que vocação.

Com a idade de 17 anos obteve uma licença especial para poder jogar com os seniores e então passou a aparecer como ponta esquerda (extremo esquerdo), tendo sido campeão distrital da III Divisão, da A.F.Porto.

Chegou ao FC Porto na temporada de 1942/43, para ser orientado pelo técnico húngaro Lipo Herczka.
























A sua estreia oficial aconteceu no dia 18 de Outubro de 1942, no Estádio do Lima, no Porto, frente ao Leixões, em jogo da 2ª jornada do campeonato regional do Porto, com vitória portista por 7-2, sendo que o último golo lhe pertenceu. Nesse campeonato haveria de jogar por mais 6 vezes, marcando mais 5 golos.

Em termos nacionais, que é o que mais interessa para este ranking, a estreia aconteceu no dia 21 de Fevereiro de 1943, no Campo da Constituição, no Porto, frente ao Unidos do Barreiro, com vitória portista por 4-3, em jogo da 7ª jornada do Campeonato nacional.

Foi também nesse jogo que o extremo portista fez os seus 2 golos. Foi a abrir o marcador e no 3-1.

O técnico húngaro utilizou-o esporadicamente, já que o serviço militar o impedia de treinar assiduamente, razão pela qual no final da segunda temporada regressou ao Freamunde.

A foto que se segue é da temporada de 1942/43, ilustrando uma das poucas vezes em que Taipa foi titular:


































Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário