quarta-feira, 20 de março de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 249













ÉDER MILITÃO - Goleador Nº 249

Apontou até ao momento 4 golos com a camisola da equipa principal do FC Porto, em 35 participações oficiais, ao longo da presente temporada, única ao seu serviço, dado que se encontra já cedido ao Real Madrid, pela módica quantia de 50 milhões de euros, a partir da próxima época.

Éder Gabriel Militão, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1998, em Sertãozinho, município brasileiro no interior do estado de São Paulo.

Começou a sua actividade de futebolista nas escolas de formação do São Paulo F.C., com 13 anos de idade e fez a sua estreia na equipa principal a 14 de Maio de 2017, frente ao Cruzeiro, com 19 anos. Internacional sub-20 pelo Brasil, Éder Militão já se estreou na selecção principal e encontra-se novamente convocado para os dois próximos compromissos, um dos quais a ser disputado no Estádio do Dragão.

























Chegou ao FC Porto em Agosto de 2018, assinando um contrato válido por 5 temporadas, a troco de 4 milhões de euros.

Elogiado pela sua polivalência, o jovem brasileiro possui capacidades para jogar como defesa central, lateral direito e médio. No FC Porto já fez as duas primeiras posições, mas foi a central onde demonstrou melhor desenvoltura.

A sua estreia oficial aconteceu no dia 2 de Setembro de 2018, no Estádio do Dragão, frente ao Moreirense, em jogo da 4ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS), com vitória portista, por 3-0. É desse jogo a imagem que se segue:
























Apesar da sua juventude, Militão demonstrou desde logo toda a sua classe, patenteando uma maturidade pouco comum em atletas da sua idade.

Até ao momento, fez parte de 39 convocatórias, das 45 possíveis. Foi 4 vezes suplente não utilizado e apenas 1 vez suplente utilizado, sendo titular a tempo inteiro por 32 vezes e titular substituído por 2 vezes.

O seu primeiro golo de Dragão ao peito, aconteceu no dia 28 de Novembro de 2018, no Estádio do Dragão, frente ao Scalke 04, em jogo da 5ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, com vitória azul e branca, por 3-1. Militão foi o autor do 1ª golo portista, aos 52 minutos:






















O seu segundo golo aconteceu no dia 3 de Janeiro de 2019, no Estádio do Clube Desportivo das Aves, em jogo da jornada 15 do Campeonato nacional (Liga NOS), na vitória portista, por 1-0. Éder Militão deu a vitória ao FC Porto ao marcar no minuto 25.

O terceiro golo foi alcançado 27 dias depois, mais precisamente no dia 30 de Janeiro de 2019, no Estádio do Dragão, frente ao Belenenses SAD, em jogo da jornada 19 do Campeonato nacional, com vitória portista, por 3-0. Militão foi o autor do segundo golo portista aos 29 minutos:























Finalmente, o quarto golo que o fez saltar 32 lugares neste ranking de goleadores portistas, fixando-se para já nesta 249ª posição, aconteceu no passado dia 16 de Março, no Estádio do Dragão, frente ao Marítimo, em jogo da jornada 26, na vitória portista, por 3-0. Coube a Militão dilatar o marcador para 2-0, aos 72 minutos:























Entretanto as provas de clubes estão interrompidas para permitir os compromissos das selecções nacionais. Éder Militão, como foi dito logo no início, encontra-se convocado para a selecção principal do seu país.









Fontes: Arquivo do Blogue; Site oficial do FC Porto e Zeroazero.pt

1 comentário:

  1. Com um abraço
    http://memoriaporto.blogspot.com/2019/03/alex-teles-e-militao-na-canarinha-mais.html
    Armando Pinto

    ResponderEliminar