quarta-feira, 18 de julho de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 246













RICARDO PEREIRA - Goleador Nº 246

Apontou 4 golos em 77 participações oficiais, com a camisola da equipa principal do FC Porto, ao longo das 3 temporadas ao seu serviço (2013/14, 2014/15 e 2017/18).

Ricardo Domingos Barbosa Pereira, nasceu no dia 6 de Outubro de 1993, em Lisboa.

Nascido e criado no seio de uma família portista, em Lisboa, Ricardo começou a sua formação no Clube Futebol Benfica (2001/02 a 2003/04), prosseguiu durante seis anos no Sporting (2004/05 a 2009/10) até rumar à Naval, no seu primeiro ano como júnior. O impacto que teve na Figueira da Foz fez despertar o interesse do Vitória de Guimarães, clube onde concluiu a formação e o lançou para a ribalta do futebol profissional, dando nas vistas e onde conquistou o seu primeiro troféu como sénior. Na final da Taça de Portugal de 2013, frente ao Benfica, apontou o golo do 2-1, que permitiu aos minhotos arrecadar o troféu. 

Quando chegou ao FC Porto, no Verão de 2013, era apontado como uma jovem promessa para a ala direita, apesar de no Vitória de Guimarães, já recuar por vezes para a posição de lateral.

























A sua juventude e irreverência não foram no entanto suficientes para entrar de caras no plantel principal, tendo alternado entre a equipa B e a principal.

A sua estreia oficial na equipa principal aconteceu no dia 18 de Agosto de 2013, no estádio do Bonfim, frente ao Vitória de Setúbal, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional (Liga ZON Sagres), com vitória portista por 3-1. Foi uma estreia simbólica já que foi chamado ao jogo aos 93', a substituir Licá, para fazer os segundos finais.

A sua estreia a titular, foi em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, realizado no dia 19 de Outubro de 2013, no Estádio do Dragão, frente ao Trofense, com a magra vitória por 1-0.

É desse jogo a imagem da equipa titular que se segue:























Já o seu primeiro golo, na equipa principal, foi alcançado no dia 9 de Fevereiro de 2014, no Estádio do Dragão, frente ao Paços de Ferreira, em jogo da jornada 18 do Campeonato nacional, com vitória portista por 3-0. Ricardo saiu do banco aos 90 minutos a render Silvestre Varela, ainda a tempo de marcar o terceiro golo portista, dois minutos depois.

Foram duas temporadas muito intermitentes, com mais utilização na primeira que na segunda e em que mostrou a sua versatilidade, como num célebre empate em Nápoles (2-2), alinhando a lateral, mas na esquerda! Seria um jogo premonitório: Em 2015/16 e 2016/17, Ricardo foi emprestado ao Nice e cresceu essencialmente como lateral, em ambos os lados do campo. Aliás, foi mencionado por várias publicações como um dos melhores neste posto específico na liga francesa.

No Verão de 2017, regressou  ao Dragão, melhor jogador, mais adulto e mais experiente,
para assumir um papel importante na equipa. Participou em 43 desafios, ganhou a titularidade como lateral, mas não deixou de dar o seu contributo mais à frente.  Em ambos os postos, a velocidade e a procura da profundidade para causar desequilíbrios foram as suas armas preferidas.











As suas performances valeram-lhe a presença no Mundial da Rússia/2018 (assunto que abordarei brevemente na rubrica Internacionais portistas) e a cobiça de vários emblemas europeus.

Os ingleses do Leicester venceram a corrida a troco de 25 milhões de euros, por cinco temporadas.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato Nacional (2017/18)

Fontes: Arquivo do blogue, Site oficial do FC Porto e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário