quarta-feira, 6 de junho de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 244













RÚBEN NEVES - Goleador Nº 244

Concretizou 4 golos em 93 participações oficiais, na equipa principal do FC Porto, ao longo de 3 temporadas ao seu serviço (2017/15 a 2016/17).

Relativamente a este atleta, quase tudo ficou dito neste espaço, no post datado de 30 de Julho de 2016, na rubrica «INTERNACIONAIS PORTISTAS», com as principais incidências da sua carreira até então e que pode recordar clicando aqui.

Vou pois, como em casos similares, complementar com alguns dados que considero interessantes.

























Conhecido todo seu percurso desde pequenino, incluindo a sua estreia na equipa principal, não resisto a colocar as duas fotos desse evento, que ilustram a titularidade nesse jogo (o da jornada 1 do Campeonato nacional 2014/15), bem como o momento do remate que haveria de ser o seu primeiro (e único dessa época), mas também o inaugural, quer da partida como o do Campeonato. Estreia em grande, portanto:











































Rúben Neves dispunha já de uma boa capacidade para rematar com perigo, de meia distância, mas raras vezes a utilizava, Daí a sua fraca percentagem de golos obtidos.

Voltaria a sentir as vibrações dos seus golos, na época seguinte (2015/16), apenas por duas vezes. No dia 3 de Fevereiro de 2016, no Estádio Cidade de Barcelos, contra o Gil Vicente, em jogo da 1ª mão, das meias-finais, da Taça de Portugal. O médio portista inaugurou o marcador da vitória portista por 3-0 e mais tarde, no dia 23 de Abril, do mesmo ano, no Estádio Cidade de Coimbra, frente a Académica, em jogo da 31ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS), outra vez a abrir o resultado, na vitória portista por 2-1.

O seu último golo de Dragão ao peito haveria de ser alcançado na temporada seguinte (2016/17), no dia 17 de Fevereiro de 2017, no Estádio do Dragão, frente ao Tondela, em jogo da jornada 22 do Campeonato nacional (Liga NOS), na vitória portista por 4-0. Desta vez Rúben apontou o segundo golo da equipa.











Todos reconhecíamos as capacidades do atleta, augurando-lhe obviamente um futuro de grande sucesso, de azul e branco vestido. Estaríamos certamente muito longe de pensar que o seu futuro próximo haveria de o levar para outras paragens, apesar da cobiça que se fazia sentir.

Numa altura em que o Clube se debatia com dificuldades financeiras, a proposta dos ingleses do Wolverhampton, a disputar o Championship (equivalente à 2ª Divisão), acabou por pôr termo ao vinculo do jovem e promissor atleta, com o FC Porto. Termo algo precoce mas que Rúben Neves soube aproveitar, quer financeira como desportivamente, já que atingiu níveis competitivos muito positivos, com golos fabulosos e a conquista do título que o guindará à principal montra do futebol inglês. 

Fontes: Arquivo do blogue e Zeroazero.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário