quarta-feira, 9 de maio de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 241













NABIL GHILAS -Goleador Nº 241

Concretizou 4 golos em 35 participações oficias na equipa principal do FC Porto durante uma única época ao seu serviço (2013/14).

Trata-se de um jogador internacional já objecto de apreciação individual, na rubrica «INTERNACIONAIS PORTISTAS», editado em 16 de Julho de 2014, onde constam as principais incidências da sua carreira, até então, podendo ser recordado clicando aqui.

Vou portanto apenas acrescentar alguns dados que julgo interessantes.
























A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 22 de Setembro de 2013, no estádio António Coimbra da Mota, Estoril, frente à equipa local, em jogo a contar para a jornada 5 do Campeonato nacional, com empate a duas bolas. Ghilas saiu do banco aos 90 minutos para jogar o tempo de compensação.

Dos 35 jogos em que participou só foi 7 vezes titular, 5 dos quais a tempo inteiro. A imagem que se segue ilustra uma dessas ocasiões, mais precisamente no jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Trofense, disputado no Estádio do Dragão em 19 de Outubro de 2013, com a magra vitória portista por 1-0:
























A sua estreia a marcar aconteceu frente ao Estoril Praia, no dia 5 de Fevereiro de 2014, no Estádio do Dragão, em jogo dos Quartos-de-final da Taça de Portugal, com vitória portista por 2-1. O avançado argelino foi chamado ao jogo a partir do minuto 83, para a saída de Ricardo Quaresma, e quatro minutos depois faria o golo da vitória.

Avançado possante e rápido, nunca conseguiu impor-se à forte concorrência, acabando por desmoralizar, perdendo as oportunidades que lhe foram pontualmente concedidas.

Os dois golos seguintes foram alcançados fora de portas e ambos em jogos da Liga Europa. Contra o Eintracht Frankfurt, no dia 27 de Fevereiro de 2014, encontro em que mais uma vez foi suplente utilizado a partir do minuto 54, para fazer o golo do empate final (3-3), ao minuto 86 e contra o Nápoles, no dia 20 de Março, com entrada em jogo aos 66 minutos para marcar aos 69, colocando então o marcador em 1-1, resultado que haveria de terminar empatado a 2-2.

A imagem abaixo ilustra esse momento:
























O último golo de azul e branco foi frente à Académica, na vitória portista por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no dia 6 de Abril de 2014, a contar para a 26ª jornada do Campeonato nacional. Foi um dos tais jogos em que foi titular, marcou aos 23 minutos o segundo golo portista e foi substituído aos 68, por Josué.









Nas três temporadas seguintes não fez parte do plantel, tendo sido emprestado aos espanhóis do Córdoba (2014/15), ao Levante (2015/16) e finalmente aos turcos do Gazientepsport (2016/17).

Terminada a sua ligação contratual com o FC Porto, Ghilas continua na Turquia, mas agora no Goztepe, onde também joga o ex-portista André Castro. Esta temporada, em 19 jogos marcou 6 golos.

Fontes: Dados estatísticos do blogue e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário