segunda-feira, 27 de julho de 2015

NOVA ÉPOCA EM PREPARAÇÃO













Começaram no dia 6 deste mês os trabalhos de preparação para a nova época futebolística, com a presença de 26 atletas, alguns dos quais não farão parte do plantel principal e outros mudarão de ares.

Depois das vendas de Danilo, Jackson Martinez e Fabiano, confirmadas as saídas sem retorno dos emprestados Casemiro e Óliver Torres, o FC Porto conseguiu, nesta primeira fase o concurso de Alberto Bueno, André André, Imbula e Danilo Pereira, que se apresentaram neste primeiro dia. Os restantes 22 foram:  os guarda-redes, Helton, Andrés Fernandez, Ricardo Nunes e Raul Godiño; os defesas, David Bruno, Victor Garcia, Maicon, Igor Lichnovsky, Ivan Marcano, Martins Indy, Alex Sandro e José Angel; os médios, Evandro, Francisco Ramos, Octávio e Tiago Rodrigues; os avançados, Cristian Tello, Brahimi, Hernâni, Aboubakar, André Silva e Adrian López.

Estiveram ausentes, devidamente autorizados pela SAD, Herrera, Diego Reyes, Juan Quintero, Quaresma, Sérgio Oliveira, Gonçalo Paciência, Rúben Neves e Ricardo Pereira.





















Entretanto, Silvestre Varela renovou por três temporadas e juntou-se ao grupo, logo no segundo dia de trabalhos. No dia 10, o plantel disponível partiu para o primeiro estágio de uma semana, na Holanda, mais precisamente em Horst.

Na comitiva não seguiu o médio Octávio que deu lugar a Varela, numa lista de 26 atletas (os mesmos acima referidos). Dias depois chegariam para se juntar ao grupo, os internacionais Sub-21, Ricardo Pereira, Rúben Neves e Sérgio Oliveira e logo após as sensações do mercado, Iker Casillas e Maxi Pereira. Três atletas foram então dispensados do estágio. O guarda-redes Andrés Fernandez, que acabaria emprestado ao Granada, o defesa direito Víctor Garcia e o médio Francisco Ramos, estes para serem integrados na equipa B.

Seguiram-se dois testes. O primeiro frente ao modesto Fortuna Sittard, jogo em que o FC porto não sentiu dificuldades, bem pelo contrário. Lopetegui fez alinhar de inicio o seguinte onze: Helton; David Bruno, Igor Lichnovsky, Marcano e José Angel; Danilo, André André e Evandro; Varela, André Silva e Hernâni. Ao intervalo os Dragões venciam por 4-1, com golos de André Silva (2' e 29')), Varela (8' gp) e André André (29'). Para o segundo tempo entraram onze jogadores diferentes: Raul Godiño; Ricardo Pereira, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Rúben Neves, Imbula e Bueno; Cristian Tello, Aboubakar e Brahimi. Sérgio Oliveira entraria aos 66' para substituir Rúben Neves. Brahimi apontou o único golo da segunda metade.

Casillas e Maxi Pereira estiveram no banco mas não foram utilizados.

























O segundo teste teve lugar na Alemanha frente à formação do Duisburgo. O onze titular escolhido foi: Casillas; Maxi Pereira, Maicon, Marcano e José Angel; Danilo, Imbula e Bueno; Tello, André Silva e Varela. A primeira parte acabou sem golos e com duas alterações na equipa. Imbula deu o lugar a Sérgio Oliveira (31') e André Silva a Aboubakar (39').


Na segunda metade, Lopetegui voltou a fazer uma mudança radical: Helton; Ricardo, Lichnovsky, Martins Indi e Alex Sandro; André André, Sérgio Oliveira, e Evandro; Hernâni, Aboubakar e Brahimi. Sérgio Oliveira deu o lugar a Rúben Neves (62') e Hernâni a Adrian López (66'). Os Dragões venceram por 2-0, golos de Brahimi (60') e Hernâni (64').
























A partir do dia 20 deste mês os trabalhos de preparação foram retomados no Olival, sem a presença de Imbula que se lesionara.


Três dias depois, a comitiva portista estava de saída para a Alemanha para cumprir o segundo e derradeiro estágio desta pré-época. Os 26 atletas escolhidos foram os seguintes: Iker Casilhas, Helton, Gudiño e Ricardo Nunes; Maxi Pereira, Ricardo Pereira, Lichnovsky, Maicon, Marcano, Martins Indi, Alex Sandro e José Angel; Danilo Pereira, Rúben Neves, André André, Sérgio Oliveira, Imbula e Evandro; Varela, Tello, Brahimi, Bueno, Adrian López, Aboubakar, André Silva e Hernâni.
No dia 24 os azuis e brancos realizaram o terceiro jogo de preparação, agora contra o Borússia de Monchengldbach. Dois erros a fazer lembrar o inicio da época passada ditaram a primeira derrota (2-1), num jogo em que a eficácia alemã foi decisiva.


Lopetegui fez alinhar, durante a primeira parte, Casillas; Ricardo, Maicon, Marcano e José Angel; Danilo, André André, Sérgio Oliveira e Evandro; Tello e Aboubakar. Ao intervalo o FC Porto perdia por 2-0, muito por culpa dos seus próprios erros.

No segundo tempo Lopetegui promoveu 4 substituições. José Angel, Danilo, Evandro e Tello, ficaram no balneário dando lugar a Alex Sandro, Rúben Neves, Varela e Brahimi. A produçao do futebol portista melhorou ligeiramente mas não o suficiente para evitar a derrota. Aboubakar reduziu aos 49 minutos. Maxi Pereira (62'), Lichnovsky (85'), Hernâni (85'), Bueno (62') e André Silva (66') também deram o seu contributo.

























Entretanto Quaresma assinou pelo Besiktas enquanto o plantel se preparava para novo teste ainda mais exigente.

Desta vez contra o Schalk 04, os Dragões voltaram a produzir um futebol enfadonho e de pouca qualidade. Alguns erros,  muitas perdas de bola e pouca decisão contribuíram para uma igualdade sem golos, num jogo em que as melhores oportunidades pertenceram aos alemães.

A equipa titular alinhou com Casillas; Ricardo, Lichnovsky, Marcano e Alex Sandro; Rúben Neves, Evandro e Sérgio Oliveira; Varela, Aboubakar e Brahimi.

Lopetegui deixou nos balneários, ao intervalo, Casillas, Ricardo, Lichnovsky, Sérgio Oliveira e Varela e fez entrar para os seus lugares, Helton, Maxi Pereira, Maicon, André André e Tello. Jogaram ainda, José Angel (82'), Danilo (62'), Adrian Lopez (70'), André Silva (70') e Bueno (62').



















Os próximos encontros de preparação estão agendados para os dias 1 e 2 de Agosto, frente ao Stoke City e Valência, respectivamente, a contar para o torneio de Colónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário