quarta-feira, 8 de julho de 2015

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 110












BOAVIDA - Goleador Nº 110

Apontou 16 golos em 12 jogos, enquanto atleta do FC Porto, durante as duas temporadas em que esteve ao seu serviço (1945/46 e 1946/47).

Américo Alberto de Barros e Assis Boavida, nasceu no dia 20 de Novembro de 1923, em Luanda. Destacou-se sobretudo nas suas funções civis e políticas. A sua passagem pelo desporto, nomeadamente o futebol, foi efémera e considerada um hobby.  

Boavida cedo se dedicou de alma e coração aos estudos tendo-se deslocado para a cidade do Porto no ano de 1947 para frequentar o curso de Medicina, na Universidade do Porto.

Foi por essa altura que representou o FC Porto, de uma forma descontraída e pouco continuada. Os estudos estavam bem à frente do futebol nas ambições de Américo Boavida.






















A sua estreia com a camisola portista aconteceu no dia 26 de Maio de 1946, no estádio do Lima, frente à Oliveirense, em jogo a contar para a 22ª jornada e última do Campeonato nacional, com vitória portista por 4-1, com o segundo golo da sua autoria. Foi aliás o único jogo efectuado nessa temporada.

Na temporada seguinte, participou apenas em 11 jogos, dos 26 do Campeonato nacional e em 1, dos 10 jogos do Campeonato regional.











Estes são os dados a que tive acesso, sobre a sua carreira desportiva, que desconheço como, quando e onde começou e acabou.

O grosso da informação disponível encontra-se relacionado com a sua actividade civil, como médico e como activista político, onde foi figura destacada do MPLA, antes e depois da independência de Angola.

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar


1 comentário:

  1. Este Americo Boavida é irmão do Diógenes Boavida que também foi jogador do FC Porto

    ResponderEliminar