segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 89












ADRIANO - Goleador Nº 89

Apontou 22 golos em 64 jogos, com a camisola do FC Porto, durante as três temporadas em que esteve ao seu serviço (2005/06 a 2007/08).

Adriano Vieira Louzada, nasceu no dia 3 de Janeiro de 1979, em Rio Branco, Brasil. Começou a dar os primeiros pontapés na bola aos 15 anos,  num clube chamado Delta, no campeonato de férias do Calafate, onde jogou como ponta-de-lança.

Alto mas franzino, Adriano exibiu desde cedo muito talento que lhe granjeou sempre vaga junto dos mais velhos. Habilidoso com a bola nos pés, era exímio a evitar as entradas dos defesas mais ríspidos, com rapidez e inteligência. Dessa forma, sagrou-se campeão do Calafate, pelo Delta, em 1994, e bicampeão pelo Izaura Parente, em 1995.

Em 1996, com 17 anos, o subúrbio ficou demasiado pequeno para o craque em potência, levando Adriano a assinar o seu primeiro contrato como jogador profissional, no Atlético Clube Juventus. Para não variar, mesmo não sendo titular indiscutível do clube da águia, o jovem Adriano ajudou a conquistar mais um troféu.

No mesmo ano de 1996, começou a rodar por outros clubes brasileiros, exercitando a sua arte. Primeiro no Juventus, da capital paulista. No Clube da Mooca, disputou a Taça São Paulo de Futebol Júnior, ficando até ao fim do 1º semestre de 1997. Em seguida na Portuguesa de Desportos, onde permaneceu até 1999.

Na mudança do milénio, Adriano foi para o Botafogo, de Ribeirão Preto. Disputou então o Campeonato Paulista de 2000, chegando às semi-finais, contra o Palmeiras, do técnico nosso conhecido, Luís Felipe Scolari. Vê-lo em acção foi o suficiente para o «sargentão» pedir a sua contratação.

No alviverde, ficou o 2º semestre de 2000, ao lado de craques consagrados, mas com a troca de treinadores em 2001, Adriano ficou fora dos planos, sendo emprestado ao Vitória da Bahía, disputando os campeonatos estadual e brasileiro.

Voltou em 2002 ao Palmeiras para disputar alguns jogos do «Paulistão», orientado então pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

A meio do ano viveu a sua primeira aventura internacional, após aceitar um convite para jogar o campeonato português, em representação do Nacional da Madeira, onde actuou durante três temporadas (Julho de 2002 a Junho de 2005), com performances bastante promissoras, tornando-se rapidamente no ídolo do clube, pelo qual marcou um total de 43 golos.

As suas boas prestações e golos fizeram eco no seu país, levando-a a assinar um compromisso com o Cruzeiro, onde jogou de Julho a Dezembro de 2005.

Foi então que surgiu o interesse do FC Porto. Adriano ingressou nos Dragões, na janela de transferência de Inverno da época de 2005/06, mais precisamente em Janeiro de 2006.






















A sua estreia oficial com a camisola do FC porto aconteceu no dia 21 de Janeiro de 2006, no Estádio do Dragão, frente à Naval 1º de Maio, em jogo a contar para a 19ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 1-0.

O treinador holandês Adriaanse colocou-o rapidamente a jogar, tornando-se um jogador decisivo na «dobradinha» dessa temporada, marcando 7 golos no campeonato e golo da vitória da final da Taça de Portugal.

Na época seguinte abriu o caminho para a vitória na Supertaça C.O. e marcou na primeira jornada do campeonato, mas perdeu o lugar no resto da primeira volta, para um inspirado Hélder Postiga. Na 2º volta voltou a ser decisivo na revalidação do título.

Na terceira temporada uma grave lesão afastou-o definitivamente da equipa. Depois de mais de um ano a treinar à margem da equipa principal do FC Porto (Jesualdo Ferreira não contava  com ele para a temporada de 2008/09) e após alguns episódios rocambolescos, Adriano decidiu finalmente dar  novo rumo à sua carreira.

Aos 30 anos, e depois de três épocas e meia ao serviço do Dragão, o avançado brasileiro aceitou o desafio que lhe foi colocado pelo Braga, clube onde jogou de Janeiro de 2009 a Junho de 2010.

A travessia entre o Brasil e Portugal, ou vice-versa, conheceria então novos episódios: Em 2010 assinou pelo Sport Recife; em 2011 esteve no paulista Santo André, ambos clubes brasileiros; em 2012 de novo em Portugal em representação da Oliveirense, da Liga de Honra; Em 2013, no Brasil para defender as cores do Barueri e em 2014 jogou ainda no Rio Branco.

Palmarés ao serviço do FC Porto (5 títulos):
3 Campeonatos Nacionais ( 2005/06, 2006/07 e 2007/08)
1 Taça de Portugal (2005/06)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2005/06)

Fontes: Notícias da Fronteira; Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Arquivos pessoais de Rui Anjos

Sem comentários:

Enviar um comentário