NOISE - Goleador Nº 282
Apontou 2 golos em 5 partidas oficiais, de carácter nacional, com a camisola do FC Porto, durante as 3 épocas ao seu serviço (1925/26 a 1927/28).
António Oliveira, imortalizado para o futebol com a alcunha de «Noise», foi um atleta que representou o nosso clube numa fase em que as competições do nacional começavam a dar os primeiros passos, com a criação do Campeonato de Portugal, na temporada de 1921/22.
Os registos existentes dessa altura são bastante escassos e porventura pouco fidedignos, razão pela qual procurei cruzar informação das poucas publicações a que tive acesso.
Relativamente a este atleta, o que apurei foi que jogava a avançado, tendo participado, ao longo das três temporadas, em 13 jogos do Campeonato Regional do Porto, onde concretizou 5 golos, sagrando-se tricampeão regional.
Essas vitórias no Campeonato Regional, serviram para apurar o FC Porto para o Campeonato de Portugal, onde aliás não viria a ser muito feliz. Três participações sem glória. Eliminado nas meias-finais pelo Marítimo (1925/26); Batido pelo Belenenses na 2ª eliminatória (1926/27) e afastado pelo Salgueiros na 2ª eliminatória (1927/28).
Noise, estreou-se em competições nacionais com a camisola do FC Porto, no dia 9 de Maio de 1926, no Campo do Covelo, no Porto, frente ao Vila Real, com goleada portista por 10-0, em jogo da 1ª eliminatória do Campeonato de Portugal, embora tenha começado a envergar o emblema portista a partir de 11 de Outubro de 1925, quando alinhou frente ao Salgueiros, na 1ª jornada do Campeonato regional, com vitória azul e branca por 4-2.
Os seus dois golos foram obtidos no dia 4 de Março de 1928, frente ao Vila Real, em jogo da 1ª eliminatória do Campeonato de Portugal, com goleada portista por 13-1.
Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário