quinta-feira, 11 de abril de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 281













COELHO DA COSTA -  Goleador Nº 281

Concretizou 2 golos em 12 participações oficiais, de carácter nacional, com a camisola da equipa principal do FC Porto, durante as 6 temporadas ao seu serviço (1923/24 a 1928/29).

Trata-se de um atleta que serviu o nosso Clube nos primórdios das competições em Portugal, numa altura em que apenas se disputavam os Campeonatos regionais e o Campeonato de Portugal, este de âmbito nacional, precisamente o que interessa para este ranking.

Infelizmente são escassas as informações sobre o jogador, pelo que só encontrei alguns vestígios nas publicações a que tive acesso. Não são conhecidas as suas origens nem a sua data de nascimento. Aquilo que se sabe ao certo é que apareceu no FC Porto a partir da temporada de 1923/24, terá jogado em duas posições, médio e avançado e terá concretizado 2 golos no Campeonato de Portugal.

























Ser apurado para esse Campeonato implicava vencer o Campeonato Regional do Porto e aí, Coelho da Costa terá disputado, ao longo das seis temporadas, 22 jogos e apontado 1 golo. Terá sido campeão regional em todas essas épocas.

A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto, aconteceu no dia 18 de Maio de 1924, no Campo da Constituição, frente à Académica de Coimbra, em jogo da 1ª eliminatória do Campeonato de Portugal, com vitória portista, por 3-2.

Os seus dois golos foram obtidos nos dias 28 de Junho de 1925 e 4 de Março de 1928. O primeiro, frente ao Sporting, disputado no Campo do Monserrate, em Viana do Castelo, na final que o FC Porto venceu, por 2-1. Coelho da Costa foi o autor do 2º golo portista, aos 53 minutos de grande penalidade.

O outro, frente ao Vila Real, disputado no Porto, na 1ª eliminatória do Campeonato de Portugal, com vitória portista por 13-1.

A foto que se segue refere-se à época de 1924/25, com alguns dos atletas que conquistaram o Campeonato de Portugal:








































Coelho da Costa, depois de seis temporadas de Dragão ao peito, passou a representar o rival Benfica, onde esteve outras 6 épocas.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário