sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 219 (ACTUALIZAÇÃO)













SÉRGIO OLIVEIRA - Goleador Nº 219 (Actualização)

Apontou 5 golos em 37 participações oficiais, com a camisola da equipa principal dos FC Porto, ao longo de cerca de 4 temporadas (incompletas) ao seu serviço.

Com estes 5 golos, o último dos quais ainda bem recente, mais precisamente frente ao Chaves, no passado dia 11 do corrente mês, Sérgio Oliveira logrou alcandorar-se na 219ª posição geral deste ranking, ultrapassando de uma assentada, nada mais nada menos que 26 atletas que se encontravam à sua frente (10 dos quais já aqui apresentados semanalmente nesta rubrica).

Sérgio Miguel Relvas de Oliveira, nasceu no dia 2 de Junho de 1992, em Paços de Brandão, tendo começado muito jovem a dar os primeiros pontapés na bola, nas escolas de formação do clube da sua terra natal, o  Clube Desportivo de Paços de Brandão, na temporada de 2000/01, tinha então 9 anos de idade. Transitou na temporada seguinte para as escolas do FC Porto, onde concluiu a sua formação, ao longo de 11 anos, estava então atingida a temporada de 2009/10.

























Foi exactamente nessa temporada (2009/10), que o técnico Jesualdo Ferreira o lançou, podendo orgulhar-se de ter chegado a ser o jogador mais jovem do FC Porto a alinhar pela equipa principal, quando foi titular frente ao Sertanense, no dia 17 de Outubro de 2009, no Estádio do Dragão, em jogo da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, com vitória portista por 4-0, tinha então 17 anos, 4 meses e 15 dias, com uma exibição muito prometedora.

É desse jogo a imagem que se segue, ilustrando a sua estreia na equipa principal:























Blindado um mês depois com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, voltou a ser utilizado em mais 3 jogos, todos para a Taça da Liga e sempre a partir do banco de suplentes.

Como a maior parte dos jovens promissores da formação, também Sérgio Oliveira necessitou de ganhar a «endurance» necessária para fazer parte do plantel principal e por isso foi emprestado sucessivamente ao Beira-Mar (2010/11), ao KV Mechelen, da Bélgica e Penafiel (2011/12), regressando ao FC Porto na época 2012/13, para defender a equipa B, participando em 36 jogos, com 6 golos da sua autoria.

Seguiu-se a sua cedência definitiva (50% do passe) ao Paços de Ferreira, onde actuou em bom nível, durante duas temporadas consecutivas (2013/14 e 2014/15), no fim das quais foi resgatado, regressando agora ao convívio do plantel principal.

Com Julen Lopetegui, ainda participou em 18 jogos, apontando 3 golos, estreando-se a marcar, no dia 3 de Fevereiro de 2016, no Estádio Cidade de Barcelos, frente ao Gil Vicente, em jogo da 1ª mão, das meias-finais da Taça de Portugal, com vitória por 3-0. Sérgio Oliveira saiu do banco aos 70 minutos, a substituir Brahimi e segundos depois estava a facturar o 3º golo portista.

Nuno Espírito Santo, na temporada seguinte também não apostou muito nele, tendo disputado apenas 2 jogos e cedido por empréstimo ao Nantes de França, na janela de transferências de Inverno.

Sérgio Conceição, à altura treinador da equipa francesa, só apostou nele em 6 jogos e em todos apenas no decorrer das segundas partes.

Já esta temporada, com ambos regressados ao FC Porto, o centrocampista começou apenas a ser utilizado em jogos de maior exigência, na Liga dos Campeões, contra o Mónaco, Leipzig, Besiktas e Liverpool e a nível interno frente ao Sporting e Benfica.

Parece ter convencido definitivamente Sérgio Conceição, desde que Danilo Pereira se lesionou e o técnico o escolheu para o substituir. o Médio tem aproveitado bem esta oportunidade e tem feito exibições muito positivas.











Vice-campeão europeu de Sub-21 por Portugal, selecção que capitaneou durante toda a fase final, disputada em Junho de 2015, na República Checa, Sérgio Oliveira assume-se como um dos médios mais talentosos da sua geração, revelando grande inteligência das suas acções e uma capacidade de passe tão admirável quanto precisa. Além da qualidade que acrescenta à zona intermediária do terreno, Sérgio Oliveira é também mais uma opção de qualidade para a cobrança de bolas paradas, lances cada vez mais decisivos no futebol moderno.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Taça de Portugal (2009/10)

Fontes: Arquivo do Blogue; ZeroaZero.pt e site oficial do FC Porto.


Sem comentários:

Enviar um comentário