quarta-feira, 29 de novembro de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 219













TAVARES BASTOS - Goleador Nº 219

Concretizou 4 golos em 5 jogos oficiais com a camisola do FC Porto, ao longo de 4 temporadas ao seu serviço (1921/22 a 1924/25).

Importa recordar que nessa altura ainda havia muito poucas provas organizadas e que a mais regular era o Campeonato Regional, em que Tavares Bastos somou mais 4 jogos e um golo.

As informações sobre este atleta são tão escassas que me levou a ter de pedir autorização ao amigo Fernando Moreira, para replicar o seu post, publicado em Novembro de 2010, no blog «BIBÓ PORTO CARAGO», na rubrica Dragão Azul Forte, acrescido de uma pequena referência da autoria do jornalista Tavares Teles:

Tavares Bastos iniciou-se no Sporting de Espinho (tal como Velez Carneiro, João Brito, Flávio Laranjeira e João Nunes) e era um dos mais antigos jogadores em actividade quando o FC Porto conquistou o título na  1ª edição do Campeonato de Portugal, em 1921/22. Aliás, na 1ª mão da final, marcou os dois golos do FC Porto, na vitória (2-1) sobre o Sporting, na Constituição, pelo que foi o primeiro jogador portista a marcar golos numa competição de âmbito nacional.

Tavares Bastos, avançado (também foi defesa), um verdadeiro génio com a bola nos pés, total entrega ao jogo, sacrifício e dedicação inexcedíveis. Alegre e comunicativo, granjeou a simpatia de todos.

Morreu em 1931, vítima de tuberculose. 

Tavares Bastos, uma glória do FC Porto.

























Dizia o jornalista que José Tavares Bastos "quando apareceu nas fileiras do FC Porto era já um jogador com bons recursos. Parecia que praticava desporto por brincadeira. Tomando a sério, porém, a sua acção dentro do Clube, transformava-se num artista do futebol. Era um ginasta, um malabarista, um inimitável transformador de ataques. Faleceu novo, mas foi um dos mais famosos jogadores do FC Porto, que não quis ser internacional, não pode esquecer-se".








































Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato de Portugal: 1921/22


Fontes: Dragão Azul Forte do Blog BIBO PORTO CARAGO; Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e FC Porto Figuras e Factos, 1893-2005, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário