quarta-feira, 22 de novembro de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 218













FELIPE - Goleador Nº 218

Fez balançar as redes adversárias por 5 vezes em 63 participações oficiais, com a camisola do FC Porto, ao longo de uma temporada completa (2016/17) mais o que leva da que está a cumprir (2017/18).

Felipe Augusto de Almeida Monteiro, nasceu no dia 16 de Maio de 1989, em Tiradentes, São Paulo, Brasil.

O seu contacto com a modalidade não foi fácil. Começou como avançado, aos 14 anos de idade, jogando em clubes modestos da sua região,  depois de ter tentado a sua sorte no Corinthians, onde foi rejeitado. Passou pelo ADC Valtra (2007 e 2008), pelo União Mogi (2009 e 2010) e pelo Bragantino (2011), aqui já como defesa, graças aos DVD que o próprio produziu em jogos seus. Foi aí que despertou a cobiça do Corinthians, em 2012, regressando assim pela porta grande e onde se fixou durante quatro temporadas.

Os primeiros tempos não foram fáceis, mas Felipe venceu as dificuldades e a desconfiança dos adeptos e em 2015, tornou-se numa peça fundamental na conquista do título brasileiro. As boas exibições abriram-lhe as portas da selecção brasileira, para a qual foi convidado pela primeira vez para um dos jogos  das eliminatórias do Mundial 2018.

Subiu a pulso na carreira, como também sabe subir nas alturas em campo, para defender, mas também para atacar a baliza adversária. 

























Trouxe do Brasil um conjunto de credenciais de impor respeito, como a assinalável capacidade de impulsão, que lhe permite voar entre os opositores e ir buscar a bola onde os outros não conseguem chegar. Felipe é um central voador e com veia goleadora, que no seu ano de estreia de Dragão ao peito, em 2016/17, foi elogiado em quase todos os quadrantes especialmente pelo Presidente Pinto da Costa que considerou que a dupla de centrais que formou com Marcano era «uma das melhores de sempre» do clube, tendo aliás sido a base de uma das sólidas defesas da Europa dessa temporada.

A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 12 de Agosto de 2016, no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, em jogo da 1ª jornada da Liga NOS 2016/17, com vitória portista, por 3-1. É desse jogo a imagem da equipa titular, que se segue:
























As qualidades de Felipe fizeram-no pegar de estaca e rapidamente tornaram-no num dos imprescindíveis da equipa, ao ponto de ter sido o segundo jogador mais utilizado do plantel (4080'), logo atrás de Marcano (4170'), na sua primeira época.

O domínio do jogo aéreo, que o torna muito forte nas bolas paradas ofensivas, é uma das qualidades que fez dele um dos mais cotados zagueiros do Brasileirão e um dos principais defesas a actuar em Portugal. Felipe destaca-se também na marcação, no posicionamento e no um-para-um defensivo, que lhe acrescenta competências para defender em zonas altas, até porque é veloz. Agressivo na dose certa, demonstra ainda uma grande capacidade de comunicação, pela frieza, tranquilidade, concentração e disciplina que apresenta em campo. Afirma-se como um líder que dá tudo, no terreno de jogo, até o sangue se for preciso, como afirmou no dia da sua apresentação.

O seu primeiro golo de Dragão ao peito aconteceu em Roma, no Estádio Olímpico, em jogo da 2º mão do play-off de qualificação para a fase de grupos da Champion League, realizado no dia 23 de Agosto de 2016. Felipe foi o autor do 1º dos 3 golos com que o FC Porto derrotou a equipa do Roma, garantindo a respectiva qualificação. A imagem que se segue documenta esse feliz momento:

















O golo de ontem em Istambul guindou-o ao lugar 218 do ranking dos goleadores portistas, lugar onde certamente não ficará durante muito tempo, graças às suas capacidades para aparecer em zonas de decisão.










Fontes: Arquivo do Blogue, Site oficial do FC Porto e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário