sexta-feira, 29 de junho de 2012

PARTICIPAÇÃO PORTISTA NO EURO/2012 - JOÃO MOUTINHO

Com poucos jogadores portugueses no plantel, factor transversal nas principais equipas portuguesas, o FC Porto foi, ainda assim um dos maiores fornecedores de atletas à Selecção nacional que esteve na fase final do EURO/2012.

Rolando, Silvestre Varela e João Moutinho converteram-se nos três mosqueteiros portistas que ajudaram Portugal no seu trajecto que terminou nas grandes penalidades, na meia-final da prova, contra a poderosa Espanha.

Sobre o desempenho de cada um dos três atletas portistas, vai este espaço dar conta, nos próximos três posts.

E porque foi um dos melhores jogadores portugueses, arrisco até dizer, um dos melhores jogadores de todo o torneio, que passeou o seu talento nos estádios polacos e ucranianos, durante este mês, é justo que comece por JOÃO MOUTINHO.

Com o número 8 nas costas, o médio do FC Porto e da Selecção nacional cotou-se como o elemento mais pendular em todos os 5 jogos que Portugal disputou nesta fase final.


Senhor de uma capacidade física impressionante, entregou-se com raça, empenho, dedicação, entusiasmo, solidariedade, talento e ambição a cada minuto que disputou. Ele foi o «motor» da equipa. Exímio a recuperar a bola e a entregá-la nas melhores condições, Moutinho foi «músculo» mas também «cérebro». Foi dos que mais correu (59,512 Km), o que mais passes fez (289), com uma percentagem de acerto de 71%. Efectuou 6 cruzamentos,  fez duas excelentes assistências para golo e dois remates que levaram muito perigo às balizas contrárias. Números que ajudam a perceber o alto rendimento deste atleta, depois de uma época trabalhosa e desgastante (10 jogos pela Selecção nacional, entre amigáveis de preparação e jogos de qualificação para esta fase final, mais 44 jogos com a camisola do FC Porto).


João Moutinho é por tudo isto um jogador à FC Porto, como Pinto da Costa o catalogou.

Como se pode constatar pelo mapa, o nº 8 portista e da Selecção, atingiu a sua 48ª internacionalização (22ª enquanto jogador azul e branco), somando, nos 5 jogos disputados 480 minutos.

Espero poder contar com todo este conjunto de qualidades, na próxima época, ao serviço do FC Porto, apesar dos rumores.

IMAGENS MARCANTES DE JOÃO MOUTINHO EM ACÇÃO
No Alemanha-Portugal
No Dinamarca-Portugal
No Holanda-Portugal
No Espanha-Portugal

1 comentário:

  1. Análise lúcida e acertada. Moutinho foi um dos melhores jogadores da competição, sem dúvida. Tal como o meu Amigo, espero que fique entre os nossos.

    Abraço.

    ResponderEliminar