FICHA DO JOGO
O FC Porto provou hoje o sabor amargo da primeira derrota na liga nacional, na deslocação a Rio Maior, frente ao Casa Pia (15º classificado antes desta jornada), clube que nunca havia conseguido vencer os Dragões.
O técnico portista Francesco Farioli operou 5 alterações no onze titular, relativamente ao jogo anterior, frente ao Rangers, para a liga Europa. Martim Fernandes, Thiago Silva, Pablo Rosário, Gabri Veiga e Borja Sainz, renderam Alberto Costa, Jakub Kiwior, Victor Froholdt, Rodrigo Mora e William Gomes.
Os azuis e brancos tinham pela frente mais uma tarefa complicada, sabendo de antemão que iriam defrontar mais uma equipa de bloco baixo (5x4x1), bem organizado defensivamente e a tentar explorar sempre que possível o contra ataque, num relvado pesado, fustigado pela intempérie que tem assolado o território português.
Cientes dessas dificuldades, o FC Porto assumiu desde logo o comando da partida, obrigando o adversário a assumir a táctica do autocarro.
Nestas condições, era fundamental aproveitar com eficácia todas as possibilidades criadas para introduzir a bola na baliza adversária.
Borja Sainz, aos 4 minutos dispôs de uma dessas possibilidades soberanas, quando um passe sublime de Alan Varela o isolou quase em cima da linha da pequena área, com o número 17 a escorregar no momento da recepção, desperdiçando uma bela oportunidade.
As dificuldades para ferir o adversário cresciam na medida em que a réplica ia sendo afinada na agressividade nos duelos, na coesão e na solidariedade defensiva, mas também na lucidez do passe e na exploração das transições possíveis.
Era pois necessário muita eficácia, especial atenção nas perdas de bola e uma boa capacidade de recuperação.
Nesse particular os primeiros minutos até foram prometedores, mas aos 12 minutos, num passe errado, o Casa Pia aproveitou algum relaxamento portista para lançar a primeira investida à baliza de Diogo Costa e num lance aparentemente inofensivo e contra a corrente do jogo, surgiu o primeiro golo da partida, muito consentido. Martim e Thiago começaram por permitir o cruzamento sem grande oposição, o esférico viajou pela pequena área, com Diogo Costa e Bednarek a seguirem com o olhar, Cassiano sem oposição falhou o cabeceamento sem acertar na bola que ao segundo poste foi rematada por Larrazabal, antecipando-se a Francisco Moura que ao invés de atacar a bola, permitiu que o seu adversário surgisse de rompante.
O FC Porto manteve a toada atacante mas quase sempre sem discernimento, sem grande ligação e pouca criatividade. Aos 24 minutos Samu foi agarrado dentro da área, mas o árbitro da partida ignorou e o VAR não interviu.
Aos 34 minutos Gabri Veiga obrigou Sequeira a uma boa intervenção e um minuto depois foi Alan Varela a levar o perigo, num remate de meia distância.
Em mais um disparate, Martim Fernandes cometeu falta no meio campo portista e na sequência desse livre batido para a área portista, Thiago Silva abordou mal e introduziu a bola na própria baliza (45').
Começava assim a desenhar-se a primeira derrota no campeonato.
Havia ainda toda a segunda parte para tentar reverter o resultado. Alberto Costa surgiu no lugar de Martim Fernandes e o FC Porto até recomeçou bem, a reduzir o marcador, com golo de Pablo Rosário, aos 46 minutos.
Os Dragões foram tentando, nem sempre com critério e raras vezes com perigo. Thiago Silva (54') e Gabri veiga (62'), voltaram a pôr à prova a competência de Sequeira.
Porém, a adversidade não ficaria por aqui. William Gomes que tinha entrado aos 57 minutos a substituir Borja Sainz, teve uma entrada tão irreflectida quanto perigosa, acabando expulso aos 79 minutos, colocando a equipa numa situação ainda mais complicada e incapaz de dar a cambalhota no resultado.
O FC Porto passou por dificuldades com Diogo Costa a evitar o terceiro golo.
Não foi a pior exibição da temporada, mas desta vez não houve a estrelinha que tem acompanhado a equipa. Nada estava ganho antes e também nada está perdido agora.
Que esta derrota sirva para incentivar a equipa para uma nova série recheada de vitórias.




Sem comentários:
Enviar um comentário