FICHA DO JOGO
SISTEMA TÁCTICO
E ao quinto jogo da temporada a primeira derrota. O FC Porto foi a Alvalade ainda invicto e sem golos sofridos, no campeonato, mas essas premissas não foram suficientes para evitar a derrota.
O técnico portista Vítor Bruno, não fez qualquer alteração no onze titular, relativamente ao jogo anterior.
Os Dragões entraram no jogo confiantes e a dificultar as manobras ofensivas do Sporting, graças a uma pressão alta que deixou por alguns minutos a equipa adversária bastante desconfortável.
Foram cerca de vinte minutos em que a equipa portista se mostrou mais consistente e capaz de chegar com critério à área leonina, criando dois lances de perigo relativo.
Foi o melhor período dos azuis e brancos, hoje de laranja, mas os minutos seguintes foram marcados por uma incrível perda de lucidez, de ambição e de consistência, descendo a um nível muito próximo da mediocridade.
Sem bola, sem critério, sem ligação, as manobras ofensivas foram um deserto, passando a submeter-se a uma defensiva porfiada, algumas vezes com falhas que por acaso não foram aproveitadas pelos rematadores da casa, razão pela qual o intervalo chegou sem golos.
Na segunda parte o FC Porto manteve o seu futebol curto e inconsistente e a força ofensiva do Sporting acabou por ditar a sua lei. Dois golos sem resposta, com muito demérito portista, incapaz de jogar de igual para igual, frente ao campeão nacional.