sábado, 31 de agosto de 2024

DERROTA A CASTIGAR A INCONSISTÊNCIA

 
















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO

























E ao quinto jogo da temporada a primeira derrota. O FC Porto foi a Alvalade ainda invicto e sem golos sofridos, no campeonato, mas essas premissas não foram suficientes para evitar a derrota.

O técnico portista Vítor Bruno, não fez qualquer alteração no onze titular, relativamente ao jogo anterior.



























Os Dragões entraram no jogo confiantes e a dificultar as manobras ofensivas do Sporting, graças a uma pressão alta que deixou por alguns minutos a equipa adversária bastante desconfortável. 

Foram cerca de vinte minutos em que a equipa portista se mostrou mais consistente e capaz de chegar com critério à área leonina, criando dois lances de perigo relativo.

Foi o melhor período dos azuis e brancos, hoje de laranja, mas os minutos seguintes foram marcados por uma incrível perda de lucidez, de ambição e de consistência, descendo a um nível muito próximo da mediocridade.

Sem bola, sem critério, sem ligação, as manobras ofensivas foram um deserto, passando a submeter-se a uma defensiva porfiada, algumas vezes com falhas que por acaso não foram aproveitadas pelos rematadores da casa, razão pela qual o intervalo chegou sem golos.

Na segunda parte o FC Porto manteve o seu futebol curto e inconsistente e a força ofensiva do Sporting acabou por ditar a sua lei. Dois golos sem resposta, com muito demérito portista, incapaz de jogar de igual para igual, frente ao campeão nacional. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











O embate frente ao Rio Ave, no Dragão, no jogo da 3ª jornada da Liga Portugal Betclic, rendeu mais dois golos para o pecúlio dos rematadores portistas. 

Galeno abriu o activo na primeira jogada do encontro, ficando recordista do golo mais rápido conseguido no Dragão. Precisou de apenas 18 segundos para fazer vibrar as bancadas repletas de adeptos portistas.

A saída de bola pertenceu ao FC Porto que desenvolveu a jogada pela direita. Iván Jaime recebeu perto da entrada da área, cruzou ao segundo poste onde apareceu Galeno, solto de marcação, a desferir o remate em estilo artístico e a facturar.


Quinto golo na temporada para Galeno (2 na Supertaça e 3 no Campeonato) com um acumulado de 38 golos pela equipa principal do FC Porto, subindo à 69ª posição, colado a Vital (1948/49 a 1951/52 - 58 jogos).









































O segundo golo aconteceu aos 30 minutos, na sequência de uma recuperação de bola por Galeno, a fazer a diagonal da esquerda para a direita para colocar a bola em Iván Jaime. O espanhol recebeu, evitou um adversário, colocando com um ligeiro toque ao alcance do seu compatriota Nico González que rematou de pronto, fazendo a bola anichar-se junto ao segundo poste.


Segundo golo de Nico na temporada (já tinha marcado na Supertaça) e quarto de Dragão ao peito. Subiu ao 271º lugar deste ranking, na companhia de um vasto pelotão, onde entre os quais figuram os seus companheiros de plantel, Iván Jaime, André Franco e Marko Grujic.



sábado, 24 de agosto de 2024

45 MINUTOS DE BOM FUTEBOL COM GOLO RELÂMPAGO

 















FICHA DO JOGO


SISTEMA TÁCTICO

























O FC Porto recebeu e bateu o Rio Ave de forma tranquila num jogo de sentido único, com duas partes distintas em termos de ritmo e intensidade.

Vítor Bruno procedeu a apenas uma alteração no onze titular, relativamente ao jogo anterior, promovendo a entrada de Pepê em vez de Fran Navarro, que foi relegado para o banco de suplentes.

O jogo começou com o golo mais rápido obtido no estádio do Dragão (18 segundos), por Galeno com  remate de nota artística bem elevada.

O golo madrugador permitiu um futebol prático e fluído da equipa portista que criou uma série de oportunidades para dilatar o marcador. Namaso (6'), Iván Jaime (10' e 23'), fizeram o guardião Jhonatan brilhar.

Depois das várias tentativas, Nico González logrou o golo num remate colocado (30').

A procura do golo continuou e Pepê esteve perto de o conseguir, três minutos depois do segundo golo, mas o guarda-redes do Rio Ave estava em dia sim.

Aos 43 minutos os vilacondenses ficaram reduzidos a dez unidades, por duplo amarelo a Patrick Wiliam e o bom futebol portista acabou por aí.

A vencer com margem confortável e a jogar em superioridade numérica, os Dragões caíram num futebol de controlo, baixo ritmo tipo treino, a gerir  esforço e o resultado, sem sobressaltos de maior, frente a um adversário muito pouco competitivo e apenas focado em evitar a goleada.

Apesar da menor qualidade patenteada pela equipa azul e branca, o resultado poderia ter sido ampliado, com lances desperdiçados em zonas de finalização privilegiadas, de forma algo ingénua, que deixaram no ar a ilusão de uma grande exibição do guarda-redes contrário.

Vitória fácil, tranquila mas pouca ambiciosa.

Nico González foi considerado o MVP da Liga, Galeno o Mérito e Valores Porto e Diogo Costa o Clean Sheet.


terça-feira, 20 de agosto de 2024

RANKING GOLRADORES PORTISTAS

 











No segundo jogo a contar para a Liga Portugal Betclic, o FC Porto foi a Ponta Delgada bater o Santa Clara por 2-0. Os autores dos golos foram Galeno e Iván Jaime, que apareceram neste início de época com a pontaria mais afinada, assinando o ponto nas três partidas oficiais já disputadas (Supertaça e Campeonato).

O golo inaugural aconteceu aos 16 minutos numa jogada corrida conduzida no corredor central por Nico González, com assistência para Iván Jaime, sobre a direita.  O 17 portista recebeu, entrou na área e disparou para o fundo da baliza.


Terceiro golo na temporada (1 na Supertaça e 2 no Campeonato) e quarto de acumulado, de Dragão ao peito. Subiu ao 270º lugar deste ranking, na companhia de mais 28 atletas com a mesma marca.



















O segundo e último golo do encontro surgiu de grande penalidade, a castigar falta de Alysson sobre Fran Navarro, dentro da área. Galeno assumiu a cobrança, enviando a bola para o lado contrário da estirada do guarda-redes dos açorianos. 
 

Quarto golo do ala portista esta temporada (2 na Supertaça e 2 no Campeonato). Soma agora 37 golos pela equipa principal do FC Porto, subindo ao 70º lugar, na companhia de Semedo (1983/84 a 1995/96 - 311 jogos)



















sexta-feira, 16 de agosto de 2024

NOS AÇORES MAIS UMA VITÓRIA

 
















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO
























O FC Porto foi a Ponta Delgada bater o Santa Clara por 2-0 num jogo sem muita história, apesar das dificuldades habituais em alguns momentos.

Vítor Bruno voltou a mexer no onze inicial, lançando Vasco Sousa e Fran Navarro, em vez de Eustaquio e Gonçalo Borges, relativamente ao jogo anterior.

























O jogo não começou propriamente bem já que os Dragões levaram um susto muito cedo, num lance em que Diogo Costa conseguiu uma defesa de dificuldade elevada, mantendo a sua baliza inviolável.

Os azuis e brancos reagiram com autoridade mas com dificuldades de penetração face à boa organização defensiva do seu adversário. Essa resistência acabou aos 16 minutos quando Iván Jaime rematou para o primeiro golo do encontro.

Mais fácil ficou aos 25 minutos, com o golo de Galeno de penalti, a castigar falta sobre Fran Navarro.

A vencer por 2-0, a equipa portista geriu o encontro e o resultado, pelo que o jogo perdeu alguma intensidade que se arrastou pela segunda parte, sem grandes incidências, a não ser a expulsão mais que inevitável, face à dureza excessiva utilizada por Adriano sobre Ala Varela, aos 68 minutos.

Galeno foi eleito o MVP da Liga. Alan Varela foi distinguido com o prémio Mérito e Valores Porto, enquanto Diogo Costa recebeu o Clean Sheet, por não ter sofrido qualquer golo.


 


terça-feira, 13 de agosto de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











A recepção ao Gil Vicente, para a 1ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/25, rendeu 3 golos aos azuis e brancos, com a inauguração do marcador a acontecer à passagem da meia hora, fruto de um penalti cometido por Buatu, ao meter as mãos na bola. Galeno cobrou com êxito.


Terceiro golo de Galeno, nesta nova temporada (2 na Supertaça e 1 no Campeonato), acumulando 36 golos de Dragão ao peito. Sobe ao 72º lugar, na companhia de Sanfins (1946/47 a 1950/51 - 97 jogos) e Timofte (1991/92 a 1993/94 - 97 jogos).
































O placard voltou a funcionar aos 59 minutos, desta vez por Iván Jaime, na sequência de um cruzamento de Namaso, da esquerda a colocar a bola para o centro da àrea, onde o espanhol recebeu, fez um compasso de espera para estudar a melhor forma de rematar, decidindo de forma correcta e com nota artística.


Segundo golo na temporada par Iván Jaime (1 na Supertaça e 1 no Campeonato), com um acumulado de 3 golos coma camisola do FC Porto. Subiu ao 305º lugar, na companhia de um pelotão de atletas com a mesma marca.



















O terceiro e último golo do encontro pertenceu a Namaso (70'), também de penalti, a castigar derrube do guarda-redes Andrew sobre Nico González.

Namaso cobrou superiormente o castigo máximo, enviando a bola para o lado contrário da estirada do guarda-redes.


Primeiro golo do britânico esta temporada, subindo ao 166º lugar deste ranking com um total de 11 golos pela equipa principal do FC Porto. Junta-se a um lote de mais 13 atletas com o mesmo número de golos.



sábado, 10 de agosto de 2024

TRIUNFO SEGURO

 
















FICHA DO JOGO



























SISTEMA TÁCTICO
























O FC Porto recebeu e bateu o Gil Vicente, no arranque do campeonato, num jogo relativamente tranquilo, com domínio absoluto.

O técnico Vítor Bruno optou por fazer duas alterações no onze titular, relativamente ao jogo da Supertaça, deixando no banco João Mário e Marko Grujic. Stephen Eustaquio e Iván Jaime foram os eleitos.

























O FC Porto entrou no campeonato a vencer de forma segura na defesa, mas com visíveis dificuldades para ultrapassar o bloco baixo dos gilistas, que se apresentaram sem ambições ofensivas, remetendo-se a uma defensiva densa.

Apesar da mudança de treinador, os azuis e brancos manifestaram as mesmas dificuldades para chegar à baliza, frente adversários deste tipo. Posse de bola constante mas estéril, com a construcção de trás, intervenção sistemático dos centrais, a circular de um lado para o outro, para a direita ou para a esquerda, sem progressão. A toada lenta dificultou a manobra ofensiva, que só foi desfeita aos 27 minutos, por mão na bola dentro da área., falta cometida por Da Cruz que viu o cartão amarelo.

Galeno cobrou e adiantou o FC Porto no marcador (29').

O Gil Vicente não desfez o bloco e o intervalo chegou sem mais lances dignos de registo.

No segundo tempo os minhotos entraram com a disposição de discutirem o resultado e o futebol portista beneficiou com essa atitude, ampliando o resultado por Iván Jaime, aos 59 minutos.

Até ao final, os Dragões foram donos e senhores do jogo, a criarem boas oportunidades para dilatar o resultado, beneficiando de mais um penalti cometido pelo guardião minhoto, rasteirando Nico González na área de rigor..

Namaso cobrou e marcou, fixando o resultado (3-0).

Aos 77 minutos, Da Cruz cometeu falta grosseira sobre Vasco Sousa, vendo o segundo amarelo e o competente vermelho,dixando a sua equipa em inferioridade numérica. 

Os minutos finais foram um passeio para o FC Porto que triunfou com todo o mérito.

Iván Jaime foi o MVP da Liga, Galeno Mérito e Valores Porto e Diogo Costa Clean Sheet.





quarta-feira, 7 de agosto de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











O FC Porto entrou a perder no primeiro compromisso oficial desta temporada, a Supertaça Cândido de Oliveira, com uma marca de 3 golos, sem resposta, iam decorridos apenas 24 minutos de jogo. Tudo parecia perdido, mas a raça do Dragão fez-se sentir reagindo de forma concludente e mortífera virando a final a seu favor.

Galeno foi quem assinou o primeiro golo portista, aos 28 minutos, iniciando a reviravolta, aproveitando um erro de Debast, que inadvertidamente colocou o avançado portista na cara do guardião contrário. O 13 azul e branco com a frieza dos avançados desviou a bola para as redes, num gesto pleno de oportunidade.


Galeno foi também o autor do terceiro golo portista, aos 66 minutos, ao finalizar uma jogada de entendimento entre Damaso e Eustaquio que cruzou para a entrada fulgurante do ala portista a surgir em corrida e a disparar para o empate (3-3).


Galeno sobe ao 74º lugar com 35 golos, na companhia de Costuras (1937/38 e 1938/39 - 37 jogos) e Hector Herrera (2013/14 a 2018/19 - 245 jogos).


































Mas entre estes dois golos de Galeno aconteceu o segundo golo dos Dragões apontado por Nico González, que parece ter descoberto o caminho mais simples para o golo. Foi aos 64 minutos, depois de um bom trabalho na direita de Gonçalo Borges com cruzamento na direcção do médio espanhol que recebeu e rematou de pronto, colocando a bola no fundo da baliza.


Nico sobe ao 304º lugar com um total de 3 golos de Dragão ao peito, na companhia de um pelotão de atletas com a mesma marca.



















O golo da apoteose chegou aos 101 minutos (já no prolongamento), no remate feliz de Iván Jaime, à entrada da área, que contou com um pequeno desvio em Mateus Fernandes.


Segundo golo de Iván Jaime com a camisola do FC Porto, subindo ao 357º lugar, fechando uma vasta lista de atletas com a mesma marca.



domingo, 4 de agosto de 2024

DRAGÃO DESCEU AO INFERNO MAS ACABOU NO PARAÍSO COM 24º TROFÉU

 
















FICHA DO JOGO































SISTEMA TÁCTICO

























O FC Porto começou a nova temporada da mesma forma que terminou a anterior, ou seja, derrotando o Sporting, desta vez para a Supertaça Cândido de Oliveira, arrecadando o seu 24º troféu, permitindo-lhe destacar-se como o clube português com mais títulos (85).

Havia alguma expectativa quanto à formação da equipa titular, tendo em conta a incorporação tardia dos internacionais portistas, que ao serviço das selecções perderam os trabalhos da pré-época.

O técnico havia referido que nem todos chegaram nas melhores condições pelo que era natural o recurso a atletas que trabalharam bem durante esse período.

O guarda-redes Diogo Costa foi a excepção no onze titular e Eustaquio entrou com o decorrer da partida.
























Os azuis e brancos entraram fortes, muito pressionantes a não permitir que o adversário construísse o seu futebol ofensivo. Criaram uma boa oportunidade para se adiantar no marcador por Namaso, mas o britânico não foi eficaz.

Depois de uma pré-temporada 100% vitoriosa (oito jogos e outras tantas vitórias) com a maior parte dos resultados a marcar a chapa 4, os atletas portistas, perante a facilidade encontrada nos primeiros minutos, terão pensado em apimentar o jogo, porque arrear em mortos não seria muito bonito. Vai daí, deixaram o resultado chegar a 3 golos contra. 

O povo das lagartixas estava em delírio nas bancadas com os três golos aos 24 minutos. Ia ser uma abada de 7-0, como em tempos presentearam os vizinhos da segunda circular. Até o veterinário das consultas nas marquises... ou varandas? estava de sorriso de orelha a orelha, como quem diz  "é para rebentar com eles".

Mas o tiro saiu pela culatra, não tinham percebido que aquilo era partido, assim como quem, deixa-os poisar que quando derem por ela, nem vão perceber como foram comidos!

Galeno fez o 3-1, numa das diversas atrapalhações das lagartixas, resultado que durou até ao intervalo, depois Nico, Galeno outra vez e Iván Jaime, já no prolongamento, mostraram o fogo do Dragão, infligindo a derrota que os ditos bem falantes chamaram de épica, mas que não passou de natural, se é que me faço entender.