quarta-feira, 14 de novembro de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 260













DINIS - Goleador Nº 260

Apontou 3 golos em 36 participações oficiais com a camisola do FC Porto durante a época de 1975/76 e apenas um jogo da época seguinte.

Joaquim António Dinis, nasceu no dia 1 de Dezembro de 1947, em Luanda, Angola. Começou a sua carreira de futebolista aos 13 anos de idade, começando a jogar no Marçal, o bairro que o viu nascer.

Pernas arqueadas, corpo esguio e franzino, drible apurado, velocidade e engodo pela baliza, foram os atributos que despertaram a atenção dos responsáveis do Clube ASA, quando foi fazer testes com apenas 15 anos. Foi chegar, ver e vencer.

Ficou no escalão de juniores e dois anos mais tarde, apesar da idade, foi promovido ao escalão de seniores, onde se tornou uma referência da equipa, ganhando a alcunha de "Brinca na Areia".

Não demorou a vir para o Continente para ingressar no Sporting, clube que representou com elevado nível durante 6 temporadas consecutivas (1969/70 a 1974/75), vencendo dois Campeonatos nacionais e três Taças de Portugal. 

Esse bom desempenho levou-o inclusivamente à selecção nacional, somando 14 internacionalizações com 5 golos.

No Verão de 1975 mudou-se para o FC Porto, numa situação de conflito com os responsáveis leoninos, que não cobriram a oferta dos Dragões.

























Sob a orientação técnica do mestre José Maria Pedroto e tendo como responsável pelo futebol, Pinto da Costa, Dinis viria a fazer mais uma época de grande qualidade. Pegou de estaca, tendo realizado 35 dos 39 jogos em que os azuis e brancos participaram nessa temporada.

A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 7 de Setembro de 1975, no Estádio das Antas, frente ao União de Tomar, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, com goleada portista por 6-1.

Apesar da sua elevada qualidade técnica e engodo pela baliza, o facto de actuar na extrema esquerda do ataque não lhe proporcionava grandes momentos de finalização. Era bem mais expressivo e influente na assistência aos seus companheiros.

Talvez por essa razão, o seu primeiro golo de azul e branco vestido só tenha aparecido à 21ª utilização, mais precisamente no dia 18 de Janeiro de 1976, no Estádio das Antas, frente à Académica de Coimbra, em jogo da jornada 17 do Campeonato nacional, na goleada portista por 5-1. Dinis foi o autor do 2º golo portista, aos 61 minutos.

Marcaria ainda por mais duas vezes. Uma, de novo para o Campeonato, no dia 7 de Março de 1976, jornada 23, frente ao Boavista, com vitória azul e branca por 2-0, com o extremo portista a abrir as hostilidades ao minuto 23. A última aconteceu no dia 24 de Abril de 1974, ainda nas Antas, desta feita frente ao Oriental, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, com goleada portista por 6-0. Dinis foi o autor do 5º golo portista aos 75 minutos.

Abaixo, uma das fotos possíveis a ilustrar a titularidade do extremo esquerdo portista:























Depois de um desempenho categórico, era suposto que Dinis continuasse a espalhar o perfume do seu futebol com a camisola do FC Porto. Ainda alinhou no primeiro jogo do Campeonato nacional 1976/77, disputado nas Antas frente ao Portimonense, em que Dinis foi substituído aos 70 minutos por Rodolfo Reis, quando os portistas venciam por 2-0. O jogo terminou com a vitória por 3-0.

Porém, decidiu voltar à sua terra natal, nessa altura já independente, com 28 anos de idade, para integrar o Movimento Vamos Regressar, composto por futebolistas angolanos que jogavam em clubes portugueses, fazendo alguns jogos pelo seu inesquecível Escola, clube onde começou a dar os primeiros pontapés quando criança.











Joaquim Dinis ainda regressou esporadicamente a Portugal, representando o União de Leiria, que ajudou a subir de Divisão, na temporada de 1979/80.

Após o retorno ao seu país, jogou pelo 1ª de Agosto e foi campeão nacional no Girabola onde acumulou as funções de treinador.

Foi ainda técnico da selecção nacional angolana de Sub-17 e integrou a equipa técnica dos Palancas Negras que esteve presente no Campeonato do Mundo de 2006, disputado na Alemanha.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário