quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DE «CEBOLADA»

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

Foi com uma vitória tangencial que o FC Porto bateu na Mata Real o Paços de Ferreira, na competição feita para o clube do regime ganhar, conhecida nos meandros futebolísticos por Taça «Lucílio Baptista», em homenagem a um dos mais «enganadores» artistas do apito português dos últimos anos (felizmente já retirado, mas ainda com inúmeros seguidores).

Os Dragões não poderiam ter entrado melhor na partida. Logo na primeira jogada do encontro,         Cristian Rodríguez, de ângulo fechado, sobre a esquerda, rematou cruzado à entrada da área pacence, fazendo a bola passar por cima de Cássio que se viu impotente para evitar o golo. Grande golo do uruguaio que fez uma partida de muito bom nível, uns furos acima dos demais companheiros de equipa.

Foram cerca de quinze minutos de domínio portista, com futebol interessante, agradável em que os azuis e brancos poderiam ter ampliado o marcador.

Terminada essa fase o jogo portista caiu numa pobreza franciscana, agravada pelo golo do empate, obtido numa jogada de bola parada, à entrada da área portista. Manuel José Bateu cruzado, Cohene, ganhou nas alturas a C. Rodríguez, cabeceando para a baliza, com Bracali a não ficar bem na fotografia ao defender para junto do seu poste esquerdo, onde apareceu William, mais rápido que Alex Sandro, a empurrar para o golo.

O Paços de Ferreira cresceu, o FC Porto desuniu-se e o trambolhão no marcador esteve quase a acontecer. 

C. Rodríguez continuava a ser o mais inconformado e o único a levar a bola até à área adversária com alguma consistência. Varela e Kléber mantinham-se como dois pesos mortos e Bellushi estragava mais do que aproveitava. Os seus remates disparatados voltaram a ser o seu «calcanhar de Aquiles».

Na segunda parte, Vítor Pereira deu sinal que queria mais ganhar o jogo do que, ao contrário do que afirmou, dar oportunidades aos jogadores menos utilizados, que não saíram do banco.

Lançou, primeiro João Moutinho e mais tarde Hulk e com isso garantiu o domínio de toda a segunda parte e o golo da vantagem no marcador, marcado pelo «Incrível», de grande penalidade a castigar falta de Fábio Faria sobre o brasileiro. 

O jogo conheceu ainda alguma reacção do Paços de Ferreira, mas com a entrada de Fernando para o lugar de Souza os Dragões asseguraram a vitória.

Foi um jogo morno com poucos momentos de futebol intenso e vibrante. 
O «Cebola» foi, como já referi, o melhor em campo. Mangala esteve bem mas sem impressionar e Alex Sandro teve alguns bons apontamentos, mas foi muito sóbrio. Pior estiveram Varela que voltou a desencantar, mostrando falta de confiança, falta de rasgo, falta de tudo. Parece um fantasma! Kléber andou perdido e foi muito pouco útil, perdendo quase todos os lances que disputou. Bellushi continua a alternar coisa boas com outras muito más e descabidas. Teve alguns bons movimentos mas foi mais estragador do que aproveitador. Fez muitas faltas desnecessárias, falhou alguns passes em zonas proibidas, como o que ia dando um golo a Melgarejo, aos 67 minutos e voltou a ser um rematador desastrado.

Seguem-se agora umas mini-férias de Natal para depois enfrentarmos a deslocação a Alvalade, em 7 de Janeiro.

3 comentários:

  1. caro Rui, caríssimas(os),

    devido a « cenas que me assistem », estarei ausente nos próximos (longos?) tempos. portanto e até ao meu regresso:

    votos de Boas Festas! e de um próspero Ano Novo de 2012!, para todas(os) vós e para os que vos são mais queridos! :)

    e não esquecer que:
    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Não vi e por isso não posso dizer nada mais que ganhamos e com a vitória, atendendo ao facto dos dois próximos jogos serem em casa, Estoril e Setúbal, está tudo encaminhado para chegarmos às meias-finais.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    Ontem o FC Porto cumpriu a sua obrigação, vencendo em Paços de Ferreira.
    Agora nesta competição teremos 2 jogos em casa que nos permitirão atingir as meias finais.

    Iniciamos bem o jogo com o golo nos primeiros minutos, mas o Paços equilibrou e de bola parada chegou ao empate.
    Face às mudanças no trio de meio campo, a primeira parte foi algo enfadonha.
    Valeu a luta de Cebola e a criatividade de Belluschi.

    Na segunda metade com a correcção tática, após a entrada de Moutinho, voltamos ao domínio da partida.
    Depois com a entrada de Hulk, foi com naturalidade que alcançamos a vitória.
    Hulk entrou muito bem na partida, tendo causado imensos desequilíbrios. Um deles acabou em penalti, muito bem convertido por Hulk.

    Destaque para as exibições de Cebola, Belluschi e Hulk no ataque.
    Souza no miolo também fez uma boa partida.
    Mangala e Maicon estiveram uns furos acima dos seus colegas de sector.

    Realçar o fantástico apoio dos adeptos num jogo a meio da semana.

    Agora vamos entrar no curto período de férias, que coincidirá com a reabertura do mercado.
    Todos desejamos um ponta de lança ao nível das nossas ambições.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar