segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 20)

Hoje dou início a esta nova rubrica semanal, por sugestão do amigo Armando Pinto, do blog Lôngara - Actividade literária, que eu achei do maior interesse para complementar a recheada história do FC Porto.


O FC Porto é de há muito, um fornecedor de matéria-prima da melhor qualidade, para abastecer as selecções nacionais. Pena que alguns seleccionadores nem sempre tenham olhado, com olhos de ver, para apreciar e aproveitar os dotes técnicos de alguns predestinados que vestiram de azul e branco.


Ainda assim, são muitos os que por lá passaram e continuam a passar, espalhando o perfume do seu futebol.

A primeira vez que uma representação nacional de futebol entrou em campo com a camisola das quinas, aconteceu em 18 de Dezembro de 1921. Ricardo Ornellas foi um dos principais responsáveis pelo seu aparecimento.

A selecção portuguesa de futebol defrontou, em Madrid, a sua congénere espanhola e perdeu por 3-1. Desta equipa fez parte o portista Artur Augusto, um jogador de enorme capacidade técnica e invulgar capacidade de adaptação a qualquer lugar, dentro da equipa. Foi o percursor dos jogadores polivalentes e, durante a sua carreira, ocupou vários lugares, sempre com igual eficácia. Neste jogo ocupou o lugar de interior-direito, mas no Clube jogou a extremo-esquerdo, interior-esquerdo e mesmo a defesa-esquerdo.























O segundo internacional portista foi Balbino, numa equipa nacional constituída basicamente por jogadores de clubes de Lisboa, tal como as duas formações anteriores. 

José Balbino foi um bom interior-direito, várias vezes utilizado ao centro e à esquerda do ataque portista. Era um jogador robusto e ágil, apesar da sua baixa estatura. Era um dominador da bola por excelência, do melhor que terá passado pelo FC Porto e pelo futebol nacional. Pelos Dragões venceu o Campeonato de Portugal em 1921/22 e 1924/25.Na selecção foi apenas utilizado num jogo.




















O FC Porto precisou de esperar pelo 12º jogo da Selecção Nacional para ter o terceiro jogador internacional. Waldemar Mota, considerado um dos melhores futebolistas de sempre.O goleador portista conseguiu um número notável de internacionalizações: 21! Feito tanto maior tendo em conta a escassez de jogos internacionais por essa altura. Foi o primeiro jogador olímpico do FC Porto e também o primeiro capitão portista, da Selecção Nacional. Marcou quatro golos nos 21 jogos.























O quarto internacional portista foi o defesa-central Pedro Themudo, atleta de elevada estatura (perto de dois metros), revelou-se um atleta de eleição, numa carreira longa em que esteve sempre entre os campeões da época pioneira. Foi campeão de Portugal em 1924/25 e 1931/32. Os seleccionadores só o chamaram por uma vez!












Agradecimento especial ao amigo Armando Pinto pela amável partilha da imagem do Pedro Themudo.
(Continua)


Fontes: European Footeball; História oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa e FC Porto -Figuras & Factos 1893-2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias

4 comentários:

  1. Caro Amigo:
    Parabéns! Mais um subsídio importante para a história (muito rica) do nosso FC Porto.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Viva. Ainda bem que pegou na sugestão e logo começando em grande. Ficamos à espera de mais!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. caríssimo,

    Muitos Parabéns! pela (brilhante) iniciativa.

    aguardo pela continuação ;)

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!

    Miguel | Tomo I

    ResponderEliminar
  4. Viva. Agora, como o amigo sabe, já não tenho o blogue "Lôngara-Actividade Literária", que em tempos foi atacado ma Internet com vírus por adversários e foi eliminado da Web. Refiro isto para quem porventura procure atualmente essa página, visto ter desaparecido e nesse endereço aparecerem temas pouco dignos, nada condizentes comigo ou com os assuntos que me despertam atenção.
    Agora, já desde Junho de 2012, o meu blogue desportivo é o "Memória Portista" (tendo noutro âmbito também o "Longra Histórico-Literária").
    Posto isto, e vendo que o tema dos Internacionais tem sido mantido, com sucesso, felizmente, penso que será aumentado por estes dias com o Pepe, que ao ter regressado ao Porto passa a ser mais um Internacional enquanto jogador do FC Porto. Assim como nos estrangeiros pode ser que aumente também com a chamada de mais um à "Canarinha". Assim sendo, enquanto continuo a aplaudir este trabalho magnífico, fico a desejar que isto ainda venha a ser publicado em livro, para fácil acesso de todo o mundo e preservação perene. Ora, como o museu do clube editou recentemente, já em 2019, um livro sobre as camisolas de jogo ("A Pele do DRagão"), porque não também um livro sobre os "Internacionais do futebol do FC Porto, Nacionais e Estrangeiros", com parceria do Museu FC Porto By BMG?

    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar