quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 273













ANDERSON - Goleador Nº 273

Concretizou 3 golos em 24 participações oficiais com a camisola do FC Porto, ao longo de cerca de duas temporadas ao seu serviço (2005/06 e 2006/07).

Anderson Luís de Abreu Oliveira, nasceu no dia 13 de Abril de 1988, em Porto Alegre, município e capital do estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul. Começou a sua actividade de futebolista ainda com tenra idade nas escolas de formação de um dos clubes da sua terra natal, o Grémio de Porto Alegre, onde viria a tornar-se profissional em 2004, com apenas 16 anos de idade

Os olheiros do FC Porto referenciaram-no como um potencial craque, acabando por assinar um compromisso no ano de 2005, mas com a opção de se manter no Brasil até ao final do ano.

























Chegou ao Dragão no início do ano de 2006, sendo então orientado pelo técnico holandês Co Adriaanse.

A sua estreia oficial com a camisola do F.C. Porto aconteceu no dia 5 de Março de 2006, no Estádio do Dragão, frente ao Nacional da Madeira, em jogo da 25ª jornada do Campeonato nacional (Liga Betandwin), com vitória azul e branca, por 3-0. Anderson, ainda em fase de adaptação, começou no banco de suplentes tendo sido chamado ao jogo a partir do minuto 69 para render Benny McCarthy, quando o resultado estava já estabelecido.

Dez dias depois estrear-se-ia como titular, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, frente ao Marítimo, num jogo muito complicado a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, apitado pelo famigerado Lucílio Baptista, que acabou com a vitória portista, por 2-1, após prolongamento. O jovem médio brasileiro teve de ser substituído aos 51 minutos, após a expulsão de Pepe, para dar lugar a Bruno Alves, forma de repor a linha defensiva.

Anderson nesta sua primeira fase não foi muito utilizado, mas sempre que foi chamado patenteou grande classe, mostrou ter muita qualidade, inteligência, capacidade física, rapidez de pensamento e execução, enfim, características próprias de um craque, um diamante para ser lapidado.

Esteve apenas em 6 convocatórias e só em uma não foi utilizado. Foi titular quatro vezes (uma a tempo inteiro) e substituto utilizado apenas 1 vez (o tal jogo na Madeira).

Na temporada seguinte (2006/07) era para ser a época da sua efectiva revelação, um sério candidato a melhor jogador do campeonato não fosse a grave lesão sofrida na recepção ao Benfica, no dia 28 de Outubro de 2006. O grego Katsouranis teve uma entrada assassina fracturando-lhe o perónio, afastando-o dos relvados durante uma volta completa. Só  reapareceu no dia 1 de Abril de 2007, precisamente frente ao Benfica no jogo da segunda volta (23ª jornada).

Até então, Anderson vinha a revelar-se um elemento muito importante na manobra da equipa, apresentando um futebol rápido, vistoso, sempre em progressão e com aberturas e assistências de fazer levantar o Estádio.

As suas boas performances começaram desde logo na pré-temporada e continuaram no início da época com a conquista da Supertaça, frente ao Vitória de Setúbal. Anderson superou a rábula da saída do treinador holandês e foi naturalmente escolhido pelo técnico interino, Rui Barros, para titular nesse jogo, realizado no dia 19 de Agosto de 2006, no estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O médio brasileiro foi o autor do 2º golo, aos 74 minutos, dando o seu lugar a Jorginho, aos 87'. O jogo terminou com a vitória portista, por 3-0.

Anderson, apesar da sua boa técnica não era propriamente um goleador. Fez apenas mais dois golos, ambos no campeonato nacional. Na jornada 24, no dia 6 de Abril de 2007, no Estádio do Dragão, frente ao Vitória de Setúbal, na goleada portista, por 5-1. Anderson foi chamado ao jogo para fazer toda a segunda parte, a substituir Jorginho e acabou a fechar o resultado aos 76 minutos. O último golo de azul e branco vestido aconteceu no dia 5 de Maio, ainda no Estádio do Dragão, frente ao Nacional da Madeira, jogo da 28ª jornada, com vitória portista por 2-0.  Foi um jogo muito fechado mas com muitas oportunidades de golo falhadas. Anderson teve a magia de, numa combinação com Jorginho, abrir o marcador aos 66 minutos.

Mesmo afastado meia temporada por lesão, o médio portista esteve presente em 19 convocatórias, 5 das quais como titular a tempo inteiro, 8 como titular substituído e 6 como suplente utilizado.

A foto que se segue é uma das várias possíveis a ilustrar umas das titularidades de Anderson. Esta foi colhida no Estádio do Dragão, no dia 30 de Julho de 2006, dia da apresentação do plantel azul e branco, antes do jogo contra a Roma de Itália:


































A classe de Anderson não passou em claro nesta montra privilegiada que se chama FC Porto. Foi por isso com alguma normalidade que a sua passagem pelo Dragão se tornasse efémera. 

O Manchester United, de Alex Ferguson, ofereceu a módica quantia de 30 milhões de euros e o FC Porto não teve argumentos financeiros para manter o jogador.

Esteve cerca de 7 temporadas em terras de Sua Majestade (2007/08 a 2013/14), onde não conseguiu impor toda a sua classe, mas pode contribuir para a conquista de 1 Liga dos Campeões, 1 Campeonato Mundial de Clubes e 4 Ligas inglesas. A sua última época (2013/14) foi dividida com a Fiorentina, jogando por empréstimo.

Regressou ao Brasil em 2015 para representar o Internacional de Porto Alegre, que o emprestou ao Coritiba no ano de 2017.

Assinou esta temporada (2018/19) pelos turcos do Adana Demirspor.

Palmarés ao serviço do FC Porto (4 títulos):

2 Campeonatos nacionais (2005/06 e 2006/07)
1 Taça de Portugal (2005/06)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2205/06)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovare Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário