quinta-feira, 23 de outubro de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 77












ADEMIR - Goleador Nª 77

Apontou 26 golos com a camisola do FC Porto, em 68 jogos, durante as três temporadas em que esteve ao seu serviço (1975/76 a 1977/78).

Ademir Vieira nasceu no dia 21 de Outubro de 1951 em São Paulo, Brasil. Antes de chegar ao FC Porto actuou no Esporte Clube Santo André,  Clube da cidade brasileira com o mesmo nome, do Estado de São Paulo, onde se terá tornado profissional, jogando como avançado.

Veio para Portugal com destino ao Sporting CLube Olhanense, na temporada de 1972/73, onde permaneceu durante duas épocas.

As suas performances no clube algarvio despertaram a atenção de vários emblemas nacionais ( Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães e Boavista, entre outros), mas optou por assinar pelo FC Porto.

Estreou-se oficialmente de Dragão ao peito, no dia 7 de Setembro de 1975, no Estádio das Antas, frente ao União de Tomar, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional da I Divisão, quando o treinador jugoslavo Branko Stankovic, o fez entrar aos 73 minutos, tirando o defesa Gabriel, numa altura em que os azuis e brancos venciam já por 4-1. O resultado seria alargado para os 6-1 finais.























Mas as duas primeiras épocas não foram fáceis para Ademir se impor e jogar com  a regularidade pretendida, face à concorrência de Cubillas, António Oliveira, Séninho e Fernando Gomes.

Na sua última temporada de azul e branco, José Maria Pedroto experimentou-o como médio ofensivo e foi nessa posição que o brasileiro mais deu nas vistas, pela sua capacidade técnica, visão de jogo e facilidade de remate de longa distância. Foi aliás com um desses remates que o FC Porto alcançou o golo do empate, nas Antas, contra o Benfica, na penúltima jornada do campeonato e que valeu a conquista do título nacional, 19 anos depois.

Ademir, antes da época terminar, tinha já assinado um compromisso com o Boavista, sem o conhecimento dos responsáveis portistas, que logo que tomaram conhecimento tudo tentaram para o demover, mas o médio brasileiro não quis faltar à sua responsabilidade, fazendo questão de cumprir com a sua palavra.










Curiosa e enigmaticamente não foi o Boavista o seu destino seguinte, mas sim o Celta de Vigo, de Espanha, clube que defendeu durante 4 temporadas, no fim das quais regressou ao Algarve, para jogar no SC Olhanense (1983/84 e 1984/85), no Louletano (1985/86) e finalmente no Imortal de Albufeira (1986/87 e 1987/88).

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato nacional (1977/78)
1 Taça de Portugal (1976/77)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e ZeroaZero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário