terça-feira, 23 de janeiro de 2024

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 











A subida de produção da equipa do FC Porto, teve tradução directa no resultado do último encontro, frente ao Moreirense, equipa considerada revelação da 1ª volta, com uma goleada (5-0).

Wendell, em dose dupla, Evanilson, Galeno e Alan Varela, coloriram o resultado final.

O marcador começou cedo a funcionar (8 minutos). Jogada desenrolada pela ala direita, com Francisco Conceição a receber de João Mário. O número 10 portista levantou a cabeça, viu uma aberta à esquerda, cruzou para o segundo poste onde apareceu de rompante Wendell, livre de marcação a empurrar para as redes.


Voltaria a marcar aos 72 minutos, para o quarto da noite. Bola conduzida pelo próprio a meio campo, cedendo para Francisco Conceição, o ala portista correu até à entrada da área, lançando mais à direita para João Mário. O defesa na passada viu três companheiros bem colocados para o remate, cruzou ligeiramente atrasado e Wendell mais rápido e melhor colocado correspondeu com remate espontâneo, batendo de novo Kewin Silva.


Com este bis, Wendell acumula três golos esta temporada (tinha curiosamente marcado na primeira volta em Moreira de Cónegos), subindo ao 223º lugar deste ranking com um total de 6 golos, tantos quantos mais 16 atletas.



















O segundo golo portista surgiu aos 60 minutos numa combinação entre Wendell e Alan Varela, na marcação de um canto. O argentino cruzou para a zona do primeiro poste onde Evanilson, de costas para a baliza, desviou de forma subtil de cabeça, fazendo um belo golo.


Evanilson mantem a veia goleadora agora com 16 golos na temporada (6 no Campeonato nacional, 6 na Taça de Portugal e 4 na Liga dos Campeões). Sobe ao 45º lugar com 51 golos de Dragão ao peito, colando-se a Silvestre Varela (2009/10 a 2013/14 e 2015/16 - 229 jogos).
















































Wenderson Galeno foi o autor do terceiro golo portista aos 69 minutos. O número 13 azul e branco recebeu ainda antes da linha do meio campo, ligou o turbo correndo com a bola dominada junto ao pé direito até às imediações da grande área e no momento exacto desferiu remate em arco, fazendo a bola entrar junto ao poste mais distante.


Galeno ultrapassou Taremi, esta temporada, somando 7 golos (2 no Campeonato, 1 na Taça de Portugal e 4 na Liga dos campeões), subindo ao 99º lugar do ranking, com um acumulado de 24 golos, na companhia de Pratas (1940/41 a 1942/43 - 45 jogos), Pavão (1965/66 a 1973/74 - 229 jogos) e André Silva (2015/16 a 2016/17 - 58 jogos).

































Alan Varela estreou-se finalmente a marcar de Dragão ao peito, concretizando o 5º golo portista aos 83 minutos. Reposição de bola do guarda-redes Kewin Silva precipitada face à pressão alta desenvolvida por Romário Baró, numa tentativa de colocar em Ofori. Varela ganhou a frente ao seu adversário e à entrada da área rematou contra o corpo do guarda-redes, ganhando a sobra para com serenidade e classe enganar um defensor e rematar para o golo.


Quis o destino que o número 22 portista  tivesse que esperar pela sua 22ª participação para encontrar o caminho do golo. Alan Varela encerra assim a longa lista deste ranking, na 446ª posição.



Sem comentários:

Enviar um comentário