terça-feira, 15 de março de 2022

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

Depois da seca de golos na jornada europeia, os atletas portistas redimiram-se e apontaram 4 golos, agora na Liga Portugal Bwin, no Dragão frente ao Tondela.

Mehdi Taremi (45'), Galeno (73'), Fábio Vieira (76') e Francisco Conceição (79'), foram os marcadores de serviço.

O árbitro da partida ia fazer vista grossa, mas foi alertado pelo VAR da falta cometida por Sagnan sobre Taremi, na área do Tondela. Revisto o lance no monitor, a falta foi então assinalada. O avançado iraniano apontou para o seu lado direito com a colocação e força certas para que o guarda-redes ficasse impotente, ainda que se tenha lançado para esse mesmo lado.


Mehdi Taremi igualou Evanilson com 18 golos nesta temporada (em todas as provas), liderando a lista dos melhores marcadores, acumulando 41 golos de Dragão ao peito, que o remete para a 59ª posição deste ranking, na companhia de Manuel António (1965/66 a 1967/68 - 64 jogos) e Luis Díaz (2019/20 a 2021/22 - 125 jogos).

































Do banco de suplentes saíram os reforços que coloriram o resultado final. Galeno, reforço de Inverno, utilizado com alguma regularidade como suplente, desde que chegou do Braga, aproveitou bem um passe açucarado de Otávio, para se colocar na cara do guarda-redes e rematar para o fundo das malhas, dando mais tranquilidade à vitória portista (73').


Galeno marcou assim o seu primeiro golo esta temporada, com a camisola do FC Porto, mas convém lembrar que se trata do segundo golo pela equipa principal dos Dragões, tendo-se estreado no dia 13 de Outubro de 2017, no Estádio do Restelo (Lisboa), frente ao Lusitano de Évora, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com vitória portista, por 6-0. Galeno entrou nesse jogo no início da segunda parte a substituir Brahimi, apontando o 4º golo, aos 59 minutos.

Nessa temporada (2017/18) ainda seria utilizado em mais 3 jogos, para acabar depois emprestado ao Portimonense. Na época seguinte representou o Rio Ave, ainda por empréstimo e nas seguintes fixou-se no Braga, a título definitivo.

Este segundo golo guinda-o ao 348º lugar do ranking, na companhia de um grosso pelotão de atletas com o mesmo número de golos, que se tornaria fastidioso enumerá-los.



















O 3º golo teve assinatura de Fábio Vieira, aos 76 minutos. Arrancada de Galeno desde o meio campo portista, conduzindo a bola até à entrada da área adversária, para fazer um passe a isolar Taremi. Trigueira fez a mancha mas a bola sobrou para Fábio Vieira que só teve de empurrar.


Quarto golo do jovem médio portista, esta temporada (3 na Liga Portugal Bwin e 1 na Taça de Portugal), com um acumulado de 7 golos, que o coloca na 200ª posição do ranking, na companhia de mais onze atletas.


































O quarto e último golo do encontro foi da autoria de Francisco Conceição, ele que minutos antes já tinha ameaçado com uma bola no poste. Galeno abriu para Zaidu, este cruzou atrasado para a área, Toni Martínez disputou a bola na pequena área, sobrando para Francisco que na passada rematou forte e colocado, fazendo a bola beijar as malhas.


Terceiro golo pela equipa principal do FC Porto (2 na Liga Portugal Bwin e 1 na Taça de Portugal), que o faz ascender ao 294º lugar, na companhia de outro batalhão de atletas com o mesmo número de golos.



















(Clicar nos quadros para ampliar)

Sem comentários:

Enviar um comentário