domingo, 6 de março de 2022

DRAGÃO COM ESTOFO DE CAMPEÃO VENCE CATEGORICAMENTE

 
















FICHA DO JOGO




























SISTEMA TÁCTICO
























O FC Porto deu um passo importante na luta pelo título, ao vencer de forma categórica no sempre difícil reduto do Paços de Ferreira, local onde os Dragões registaram a última derrota, já lá vai ano e meio.

Sérgio Conceição promoveu 5 alterações no onze titular, relativamente ao jogo anterior, frente ao Sporting, para a Taça de Portugal. Diogo Costa, João Mário, Wendell, Otávio e Pepê, renderam Marchesín, Bruno Costa, Zaidu, Marko Grujic e Fábio Vieira.

























Foi com uma exibição quase perfeita que os azuis e brancos ultrapassaram a equipa da casa, que praticamente não teve argumentos para travar a maior qualidade técnica dos Dragões. Pena os erros defensivos que estiveram na base dos 2 golos sofridos, mas que nunca puseram em causa o triunfo.

Entrada dominadora, a empurrar o adversário para o seu último terço, com Vitinha a dar o lamiré com remate portentoso a obrigar André Ferreira a aplicar-se (7'). Quatro minutos depois, Taremi ensaiou jogada para o golo, com assistência para Evanilson que não saiu na perfeição. 

Aos 17 minutos o avançado iraniano apareceu isolado na cara do guardião contrário, mas teve que flectir para a esquerda e ficar sem ângulo de remate, optando por atrasar ligeiramente para Wendell que na passada cruzou para o segundo poste onde apareceu Pepê, livre de marcação, a cabecear para as malhas.

A vencer, o FC Porto continuou a praticar o seu futebol burilado com Vitinha a fazer papel de maestro, patenteando um vasto leque de soluções na distribuição de jogo, empurrando os seus colegas para a invasão à área contrária.

Mas o futebol é fértil em surpresas e quase do nada, que é como quem diz, contra a corrente do jogo, Antunes no limite de fora de jogo, cruzou rasteiro da esquerda, fazendo a bola descrever um arco, viajando até perto do poste mais distante, onde surgiu Delgado, que na cara de Diogo Costa, conseguiu tocar com alguma felicidade para o golo da igualdade, perante a impassividade de toda a defensiva portista.

O empate não servia os objectivos portistas e não se coadunava com a superioridade demonstrada pelos Dragões, pelo que o segundo golo portista não tardou, obra da sociedade Taremi & Evanilson, com o iraniano a assistir o brasileiro (38').

A vantagem poderia ter sido ampliada ainda antes do intervalo, mas Pepê desperdiçou uma bela oportunidade.

No segundo tempo o FC Porto manteve a tónica e o minuto 53 foi o corolário de uma exibição de encher o olho, com jogada recheada de pormenores de requinte técnico (Vitinha), sentido de baliza (Taremi), capacidade de remate e codícia pelo golo (Evanilson), numa sintonia que virou mania.

Seis minutos depois foi Evanilson a assistir Taremi para o 1-4. A goleada começava a ganhar forma, mas mais um erro de palmatória permitiu um segundo golo aos anfitriões.

Vitória justa da melhor equipa no terreno, garantindo a manutenção de uma vantagem de 6 pontos, para o 2º classificado.

















Evanilson e Pepê arrecadaram os prémios de Homem do jogo e Mérito e Valores Porto, respectivamente.






Sem comentários:

Enviar um comentário