quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 













DIOGO LEITE - Goleador Nº 339

Apontou até agora 2 golos em 39 participações oficiais com a camisola da equipa principal do FC Porto, ao longo das últimas 3 temporadas (2018/19 a 2020/21).

DIOGO Filipe Monteiro Pinto LEITE, nasceu no dia 23 de Janeiro de 1999, na cidade do Porto.

Com passado de azul e branco e um presente que não se adivinha muito diferente, é um dos "Diogos" que marcaram uma geração de sucesso na formação portista, juntamente com Queirós, Costa e Dalot. No Clube desde 2008, ingressando então nos Sub-11, Diogo Leite percorreu todos os escalões de formação, destacando-se nos Sub-15, Sub-17 e Sub-19. Foi por isso com naturalidade que cedo chegou ao futebol profissional, por via da equipa B, onde acabou por se afirmar na época de 2017/18, com 31 presenças.

Esquerdino e forte no jogo aéreo, fazendo valer os quase 1,90 m, o defesa-central fixou-se no plantel principal desde a temporada de 2018/19.

























A sua estreia oficial com a camisola da equipa principal aconteceu no dia 4 de Agosto de 2018, no Estádio Municipal de Aveiro, frente ao Desportivo das Aves, em jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, com vitória portista por 3-1.

É desse jogo a imagem que se segue, ilustrando a primeira de muitas titularidades de que Diogo Leite já dispôs:

























Defesa-central de valor reconhecido, o jovem portista tem ainda um longo caminho a percorrer para conseguir um lugar cativo no onze titular, mas tem confirmado todas as suas qualidades, sempre que é utilizado.

Na primeira temporada Diogo Leite foi titular a tempo inteiro em 6 jogos, alternando com jogos pela equipa B (21 jogos). Na seguinte (2019/20), foi apenas utilizado na B por duas vezes, estabilizando a sua presença na equipa principal, participando em 18 jogos, 11 dos quais como titular a tempo inteiro.

Na actual temporada leva já 10 jogos completos.

A sua relação com o golo tem sido exígua, o que não é de estranhar face à sua posição de defesa, ainda que apareça sempre na área adversária em lances de bola parada, a ganhar alguns lances de cabeça, mas sem a direcção correcta, com a excepção de dois lances que lhe valeram a sua presença neste ranking.

A sua estreia a marcar com a camisola da equipa principal, registou-se no dia 19 de Agosto de 2018, no Eatádio do Jamor, frente ao Belenenses SAD em jogo da 2ª jornada do campeonato nacional (Liga NOS 2018/19), com vitória portista por 3-1. Diogo Leite abriu o activo aos 26 minutos.

O seu golo mais recente aconteceu no dia 25 de Setembro de 2019, no Estádio do Dragão, frente ao Santa Clara, em jogo da fase de grupos da Taça da Liga, com vitória portista por 1-0. O golo que deu a vitória foi alcançado em tempo de descontos da primeira parte (45'+2').














Fontes: Arquivo do blogue e site oficial do FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário