quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 













EVANILSON - Goleador nº 288

Contratado no início da temporada em curso, leva 3 golos apontados em 11 participações oficiais, com a camisola da equipa principal do FC Porto, somando apenas 277 minutos.

Francisco Evanilson de Lima Barbosa, nasceu no dia 6 de Outubro de 1999, em Fortaleza, Brasil, mas bem cedo mudou-se para o Rio de Janeiro, começando a jogar futebol nas camadas jovens do Fluminense.

Aos vinte anos, o dianteiro ambidestro levava oito golos em 22 encontros pelo tricolor, antes de regressar ao velho continente para representar o FC Porto.  Em 2018 o avançado de 1,83 metros, integrou por empréstimo, os quadros do STK Samorim, equipa da Eslováquia com quem o Fluminense tinha uma parceria.

Voltou ao Brasileirão nesse mesmo ano, estreando-se na equipa principal do Fluminense, onde se tornou numa das maiores promessas do futebol brasileiro.

Evanilson assinou por cinco temporadas, tendo sido o primeiro reforço oficial para esta época.

























A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 21 de Outubro de 2020, no Ethiad Stadium, em Manchester, frente ao Manchester City, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, com derrota portista, por 3-1. Evanilson saiu do banco aos 80 minutos, a substituir Malang Sarr.

O jovem avançado brasileiro não tem sido muito utilizado. Encontra-se numa fase de adaptação e sempre que é chamado demonstra capacidades interessantes.

Esteve até ao momento em 18 convocatórias, mas só foi titular duas vezes, tendo sido substituído em ambas as ocasiões. Saiu do banco por 9 vezes e em 7 não foi utilizado.

Ainda assim não deixou os seus créditos por mãos alheias, pois fez o gosto aos pés por três vezes, a primeira das quais no dia 24 de Outubro de 2020, no Estádio do Dragão, frente ao Gil Vicente, na estreia como titular, em jogo da 6ª jornada do Campeonato Nacional (Liga NOS 2020/21), com vitória portista por 1-0. O seu golo, aos 41 minutos,  valeu os 3 pontos.






















Voltaria a marcar no dia 3 de Janeiro de 2021, no Estádio do Dragão, frente ao Moreirense, em jogo da 12º jornada do Campeonato nacional, com vitória portista, por 3-0. Evanilson saltou do banco aos 89 minutos e marcou o último golo portista dois minutos depois.

O seu mais recente golo, aconteceu no dia 12 de Janeiro, na Choupana, frente ao Nacional, em jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, com vitória portista por 4-2, após prolongamento. Evanilson entrou aos 88 minutos e marcou dentro do mesmo minuto, garantindo ao FC Porto o direito de disputar o prolongamento.










Fontes: Arquivo do blogue e site oficial do FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário