segunda-feira, 1 de outubro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS ) - PARTE XXXIV


Tarik Sektioui - Internacional E34: Vestiu a camisola da Selecção nacional de Marrocos por 16 vezes (1 pelo Willem II Tilburg, 4 pelo AZ Alkmaar e 11 pelo FC Porto). A sua estreia na Selecção nacional principal data de 24 de Fevereiro de 2001, em Rabat, num encontro entre Marrocos e o Senegal, de qualificação para o Mundial/2002, que terminou com o resultado em branco (0-0).

Enquanto jogador do FC Porto, voltou à Selecção, para concretizar a sua 6ª internacionalização em 16 de Agosto de 2006, de novo em Rabat, agora frente ao Burkina Faso, em jogo amigável, com vitória marroquina por 1-0.

Esteve apenas presente em duas fases finais da África Cup (2006 e 2008), sendo o autor de um golo, em 2008. De resto, em toda a sua carreira na Selecção principal, apontou um total de 6 golos.

Natural de Fès, cidade do centro-norte de Marrocos, estreou-se como profissional no clube da sua terra natal, o Maghreb Fès, na temporada de 1996/97. No ano seguinte rumou a França para representar o Auxérre e por lá ficou uma época e meia. A meio do campeonato 1988/89, foi emprestado ao Marítimo, por 6 meses. A passagem pelo clube insular português não foi brilhante e Tarik acabaria por seguir para a Suíça para defender as cores do Neuchâtel Xamax, onde esteve de Julho a Dezembro de 1999.

Seguiu-se a Holanda para jogar no Willem II Tilburg, onde permaneceu de Janeiro de 2000 a Junho de 2004, clube onde foi nomeado capitão de equipa. Foi durante esse período que despertou o interesse dos maiores clubes holandeses, acabando por ser contratado pelo AZ Alkmaar, acompanhando o seu treinador Co Adriaanse, na época de 2004/05.

Em Julho de 2006, Tarik concretizaria o sonho de chegar a um dos melhores clubes europeus. Co Adriaanse, que na altura se transferira para o FC Porto, não hesitou a ir buscá-lo ao AZ Alkmaar.

Médio-ala direito bastante rápido e voluntarioso, de boa técnica, tinha facilidade na procura da linha para cruzar, mas também fazia belos movimentos diagonais de penetração na área, que lhe proporcionavam remates certeiros ou assistências primorosas. Sektioui era essencialmente um jogador de equipa, daqueles que dão tudo em campo.

Estreou-se oficialmente com a camisola do FC Porto em 25 de Agosto de 2006, no Estádio do Dragão frente ao União de Leiria, em jogo da 1ª jornada do campeonato nacional, com vitória portista por 2-1.

A sua primeira época foi marcada por alguma timidez e pouca utilização (4 jogos para o CN e 1 para as CE). Apesar de se tratar de um atleta bem conhecido do treinador holandês (esteve com ele quer no Willem como no AZ Alkmaar), acabou por ser emprestado, a meio dessa temporada, aos holandeses do RKC Waalwijk.

Na época seguinte, com Jesualdo Ferreira na orientação da equipa, regressou ao Dragão para se afirmar no plantel portista, tendo feito boas exibições e apontado belos golos, como o que conseguiu frente ao Marselha, no Estádio do Dragão, numa partida a contar para a Liga dos Campeões, em que depois de ter deixado para trás cinco adversários, abriu o caminho para a vitória do FC Porto. Sem dúvida um dos grandes golos da sua carreira, à «Maradona»!

O médio-ala marroquino representou o FC Porto por duas épocas e meia (Julho a Dezembro de 2006 e Julho de 2007 a Junho de 2009), participando em 57 jogos e obtendo 12 golos.

Deixou os Dragões no final da temporada de 2008/09. Enquanto atleta portista venceu sempre o Campeonato, juntando ao seu palmarés mais alguns títulos.

Em Julho de 2009 assinou pelo Ajman Club, dos Emiratos Árabes Unidos e na temporada seguinte regressou à sua terra natal para representar o seu primeiro clube, o Maghreb Fès.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
3 Campeonatos nacionais (2006/07, 2007/08 e 2008/09)
1 Taça de Portugal (2008/09)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2006/07)

(Continua)
Fontes: Home of Football Statistics and History; Fifa.com; Worldfootball.net e Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário