segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 30) - I PARTE

Se nos anos 20, a Selecção principal portuguesa, acolheu em 21 jogos disputados, apenas quatro Dragões, na década seguinte, no mesmo número de jogos, consagrou 10  novos atletas portistas.

Acácio Mesquita, tornou-se o 5º internacional azul e branco, fazendo a sua estreia com a camisola das quinas a 23 de Fevereiro de 1930.

Avançado-centro de recorte moderno, tecnicista, veloz e eficaz foi produto da Escola de infantis do FC Porto. Foi ainda praticante de atletismo ao mais alto nível. Jogou apenas dois jogos pela Selecção!

Pelo FC Porto foi campeão infantil, campeão do Norte (seniores) repetidas vezes, Campeão de Portugal (1931/32) e Campeão da Primeira Liga (1931/35).
Avelino Martins, defesa-central, foi o 6º internacional ao serviço do FC Porto. Atleta fortalhaço e voluntarioso na acção, tinha o curioso e sintomático apelido de «Cara de Aço». Foi, no FC Porto, Campeão de Portugal em 1931/32.

O 7º internacional portista foi Francisco Castro, curiosamente, o bisavô materno do nosso actual Castro que se encontra emprestado ao Sp. Gijon. Dele se escreveu na altura, tratar-se de um dos melhores na sua posição, «ponta-esquerdo». Representou a Selecção Nacional por duas vezes enquanto jogador do FC Porto, tendo sido pelo Clube Campeão de Portugal, em 1931/32 e da Primeira Liga, em 1934/35. 
Álvaro Pereira (o popular Alvarito), foi o 8º internacional do FC Porto. Médio (direito, central e esquerdo) de alta craveira que o Clube e a Selecção não dispensavam.  Esta polivalência aliada à sua classe levaram-no a integrar por sete vezes a Selecção nacional, ao serviço da qual se estreou, no Campo do Ameal, num particular contra a Espanha, em que participaram mais três portistas: Avelino Martins, Waldemar Mota e Francisco Castro.

Foi Campeão pelo FC Porto em 1931/32.

Artur de Sousa (Pinga) foi o 9º internacional do FC Porto. Um dos mais emblemáticos futebolistas de sempre do futebol nacional, foi considerado pela crítica um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos. Dotado de um extraordinário e letal pé esquerdo, Pinga caracterizava-se ainda por uma lúcida visão de jogo.

Estreou-se na Selecção Nacional em 30 de Novembro de 1930, ainda como jogador do Marítimo, Clube onde o FC Porto o foi «pescar». Pelos Dragões, voltou a envergar a camisola nacional por mais vinte vezes. Marcou nove golos e foi capitão de equipa em dois jogos.

Pelo FC Porto, venceu quatro títulos nacionais: Campeonatos de Portugal de 1931/32, 1936/37 e 1938/39 e o Campeonato da Primeira Liga de 1934/35. Foi o primeiro goleador portista a consagrar-se como melhor marcador do campeonato, em 1935/36, ao apontar 21 golos.



(Continua)


Fontes: European Footeball; História oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa; FC Porto - Figuras & Factos 1893-2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; Revista Dragões.

2 comentários:

  1. Eu bem tinha razão, quando tive aquela ideia. Está a ficar um trabalho "sui-generis", bem elaborado e documentado, e do maior interesse, porque fazia falta.
    Vou ver se um destes dias lhe envio uma foto do P. Temudo, que faltou no anterior post, logo que possa, para depois completar. Se noutra oportunidade faltar alguma, é só dizer que, se eu tiver evidentemente, a remeto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez parabéns pelo tema. O sítio “European Football” é o melhor que conheço da história das selecções nacionais na Europa. É pena só ir até 1999. Mas foi o único meio que encontrei para saber de todos os jogos disputados por jogadores portugueses, e particularmente de jogadores portistas, na Selecção Nacional. O amigo está a fazer um óptimo aproveitamento, que louvo, dessa magnífica fonte de informação.
    Parabéns! Um grande abraço.

    ResponderEliminar